O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), a Transparência Internacional – Brasil (TI Brasil) e o Observatório do Marajó irão realizar uma nova reunião com o objetivo de melhor alinhar os parâmetros utilizados pelas referidas instituições para medir o ITGP (Índice de Transparência e Governança Pública), uma vez que o ITGP, metodologia da TI Brasil utilizada pela avaliação realizada pelo Observatório do Marajó, tem como foco avaliar práticas de transparência, participação e governança pública de forma mais ampla.
O TCM-PA estuda englobar mais parâmetros internacionais em sua metodologia no trabalho de acompanhamento da transparência pública dos municípios, realizado pela Diretoria de Controle Externo. Os dois índices são diferentes e complementares.
A Transparência Internacional – Brasil possui um acordo de cooperação técnica com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e reconhece a importância dos tribunais de contas para a promoção da transparência pública.
A TI Brasil e o Observatório do Marajó estão em constante contato com o TCM-PA, objetivando debater as metodologias e juntar esforços na busca de um Marajó mais transparente e aberto à participação da população.
Fonte: TCM-PA