TCM-PA, UFPA e MPCM iniciam programação de cursos para 2014

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) vai realizar, de janeiro a maio, 20 cursos de extensão universitária, dentro do Programa de Capacitação Continuada para Fortalecimento da Gestão Municipal Sustentável, que o TCM-PA, o Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Pro Reitoria de Extensão (Proex) e do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) ofertam e executam para todas as prefeituras do Estado. Os cursos serão realizados em sete municípios polos, com a participação de servidores públicos dos municípios vizinhos.

Segundo o professor Juan Hoyos, coordenador geral do Programa/Cursos UFPA/TCM/MPCM, os cursos já contam com 845 servidores públicos inscritos. A iniciativa atende orientação do presidente do TCM-PA, conselheiro José Carlos Araújo, que entende ser a capacitação e qualificação dos servidores públicos e dos agentes políticos como prefeitos, presidentes de câmaras municipais e vereadores, o melhor caminho para levar o desenvolvimento econômico e social aos municípios.

No período de 29 a 31 de janeiro está sendo realizado no município de Bonito o curso “Desafio da Gestão Pública Municipal: Gerenciar Pessoas e Planejar Estrategicamente Políticas Públicas”, tendo como facilitador o professor Luís Carlos F. Rodrigues, do Cesupa. Se inscreveram no curso 100 servidores públicos.

De 5 a 7 de fevereiro, TCM, UFPA e MPCM vão realizar, em Nova Ipixuna, dois cursos. O curso “Controle Social Interno e Externo”, será ministrado pelo professor Sostenês Arruda (UFPA). Já o curso “Planejamento Estratégico, Operacional e Tático Governamental” terá como facilitador o professor Gonçalo Enriquez (UFPA). Em ambos os cursos estão inscritos 80 participantes.

No período de 6 a 8 de fevereiro, TCM, UFPA e MPCM realizam, em Tailândia, os cursos “Elaboração de Planos e Projetos de Governo”, com o professor Roberto Corrêa (UFPA); e “Gestão Orçamentária, Financeira e Patrimonial”, com a analista de Controle Externo do TCM-PA Taciana Salma Gontijo. Ambos os cursos com 80 participantes.

De 12 a 14 de fevereiro, na sede do TCM-PA, em Belém, será realizado o curso “Planejamento Estratégico, Operacional e Tático Governamental”, que terá como facilitador o professor Gonçalo Enriquez (UFPA). A previsão é de 80 participantes.

Em Xinguara, de 13 a 15 de fevereiro, TCM, UFPA e MPCM realizam o curso “Controle Social Interno e Externo”, tendo como facilitador Cleber Mesquita dos Santos, analista de Controle Externo e diretor adjunto de Apoio aos Municípios/DAM/TCM-PA. Nesse mesmo período será realizado o curso “Execuções Orçamentária e Financeira”, com a analista de Controle Externo/DAM/TCM-PA Rejane Gomes dos Santos. Ambos os cursos com 80 participantes.

Também em fevereiro, TCM, UFPA e MPCM realizam, em Anajás, o curso “Desafio da Gestão Pública Municipal: Gerenciar Pessoas e Planejar Estrategicamente Políticas Públicas”, com o professor Luís Carlos F. Rodrigues, do Cesupa. Participam do curso 25 servidores públicos municipais.

Ainda em fevereiro, no período de 26 a 28, na sede do TCM-PA, em Belém, será realizado o curso “Diagnóstico Municipal – Estudo de Cenários Municipais”, com a professora da UFPA Maria Amélia. (80 participantes).

Em março, de 13 a 15, em Tailândia, o professor Gonçalo Enriquez (UFPA) ministra o curso “Planejamento Estratégico, Operacional e Tático Governamental”, para 80 participantes. Também será realizado o curso “Gestão Tributária”, com palestrante a definir.

No período de 20 a 22 de março, em Xinguara, o chefe de divisão da DAM/TCM José Maria Gama ministrará o curso “Licitações e Contratos Administrativos”. Já a analista de Controle Externo do TCM-PA Taciana Salma Gontijo será a facilitadora do curso “Contabilidade Aplicada ao Serviço Público – Nova Contabilidade”. (ambos com 80 participantes).

Ainda em março, TCM, UFPA e MPCM realizarão dois cursos em Belém. De 19 a 21, o professor da UFPA Carlos Augusto será o facilitador do curso “Captação e Gestão de Recursos Públicos”; e, de 26 a 28, o professor do Cesupa Luís Carlos ministrará o curso “Gestão e Direção Públicas”, ambos com 80 participantes.

De 23 a 25 de abril, em Belém, a professora do Cesupa Juliana Freitas será a facilitadora do curso “Improbidade na Administração Pública: Atuação do Ministério Público e dos Tribunais de Contas”. Já o professor da UFPA Roberto Corrêa ministrará o curso “Elaboração de Planos e Projetos de Governo”. Ambos os cursos terão 80 participantes.

Ainda em abril, de 24 a 26, em São João de Pirabas, o professor da UFPA Roberto Corrêa ministrará o curso “Elaboração de Planos e Projetos de Governo”, para 80 participantes.

Em maio, de 29 a 31, o professor da UFPA Roberto Corrêa ministrará o curso “Formulação e Estruturação de Cadastros Rural e Urbano”.

Leave a Reply