TCM-SP adota medidas pela economia e uso racional de água em seus prédios

“A nossa qualidade de vida depende da economia de água e do bom uso que fazemos dela”. Com base nesse pensamento é que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, por iniciativa de seu presidente, conselheiro Edson Simões, está adotando medidas sistemáticas para reduzir ainda mais o consumo de água em todos os setores da instituição. Entre as principais decisões para minimizar o consumo está o fim do desperdício de um bem que é precioso e que deve ser economizado e preservado cada vez mais, especialmente nesta época, na cidade de São Paulo.

Aliada à economia propiciada pelo fim da lavagem de áreas do prédio e pela redução na rega dos jardins, outra medida determinada pelo presidente foi o incentivo para a criação de uma campanha de conscientização para o uso racional da água, dirigida a todos os servidores do TCM. A iniciativa consiste na colocação de cartazes e avisos sobre o consumo consciente da água nos banheiros, nos murais e nos quadros de avisos da instituição. A mensagem dos cartazes enfatiza o uso racional da água, com destaque para o fim do desperdício, contendo o seguinte texto: “Água é vida. Pequenas ações no dia a dia contribuem para evitar o desperdício. Colabore! Use água com consciência. Participe dessa campanha do Tribunal de Contas do Município para preservar o meio ambiente!”.

Já os avisos afixados nos sanitários dão orientações e dicas para economizar água, pedindo a participação de todos: “Nos banheiros do TCM, as descargas são controladas por uma válvula com dois níveis. Acione a válvula menor para um fluxo de água mais fraco e deixe a válvula maior apenas quando precisar de um fluxo de água mais forte. Com essa pequena ação, você reduz quase 50% do consumo de água apenas nas descargas. As torneiras do TCM também têm controle de fluxo para evitar que sejam esquecidas abertas ou com gotejamento. Você pode contribuir com a economia de água acionando a válvula apenas para enxágue. Procure também aproveitar o fluxo de água ao máximo, assim você evita acionar a torneira sucessivas vezes. A redução de desperdício apenas com esse uso consciente chega até 70%. Faça sua parte!”

Como destaca o presidente do TCM, a água é um bem natural precioso, sendo que o corpo humano é composto por cerca de 75% de água. “Embora encontrada em grande quantidade no planeta, cobrindo aproximadamente 70% da superfície da Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam ainda que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais e considerando o alto desperdício, futuramente a população poderá enfrentar sérios problemas de falta de água”, alerta o presidente Edson Simões.

“Além de colaborar com o meio ambiente, a economia de água e seu consumo consciente são fundamentais para manter o bom serviço público à disposição da população, principalmente neste momento de crise de abastecimento dos grandes reservatórios da região metropolitana de São Paulo, como destacam diariamente os veículos de comunicação em suas manchetes”, diz Simões.

Leave a Reply