TCM-SP e TCE-RS lançam hotsites de Observatório de Políticas Públicas

Os Tribunais de Contas do município de São Paulo e do Estado do Rio Grande do Sul lançaram os sites de seus Observatórios de Políticas Públicas, espaços que reúnem e sistematizam o conhecimento produzido pelos órgãos de controle externo e seus parceiros, como, por exemplo, experiências exitosas e soluções inovadoras no campo da gestão pública.

No município de São Paulo, o Observatório é dividido em grupos de trabalho das áreas de Educação, Saúde, Urbanismo, Gênero e Regionalização do Orçamento. O objetivo é fortalecer o papel do Tribunal de Contas na avaliação da efetividade das políticas públicas, especialmente as que têm como foco a redução das desigualdades socioespaciais, como as que envolvem fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.


No Rio Grande do Sul, o portal online se chama “Observa RS”, e traz exemplos de boas práticas de políticas públicas, além de estudos, relatórios de auditorias e avaliações de resultados de programas desenvolvidos pelos Poderes e órgãos fiscalizados. Também é possível acessar entrevistas com profissionais e trabalhos acadêmicos sobre educação.


Os Observatórios de Políticas Públicas paulistano e gaúcho foram lançados durante o oitavo Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que aconteceu entre 16 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro.

Escute a reportagem veiculada na Rádio Justiça.