TCMSP edita Boletim com notícias da Covid-19

Coletânea do Tribunal de Contas do Município de São Paulo chega à edição nº 98. Trata-se do Boletim do Coronavírus com notícias sobre a pandemia da COVID-19 publicadas em veículos da imprensa mundial. Esse novo levantamento traz, entre seus destaques, informação do portal de notícias americano CNN, sobre a Rússia estar prestes a aprovar para uso público uma vacina contra o novo coronavírus. A imunização, criada pelo Instituto Gamaleya, com sede em Moscou, estaria pronta para ser utilizada em meados de agosto.

Enquanto algumas vacinas globais estão na terceira fase dos testes, a vacina russa ainda está para concluir sua segunda fase. Os desenvolvedores planejam concluir essa fase até 3 de agosto e, em seguida, realizar a terceira fase dos testes em paralelo com a vacinação dos trabalhadores médicos. Cientistas russos dizem que a vacina foi rápida no desenvolvimento porque é uma versão modificada de uma já criada para combater outras doenças. Críticos levantam preocupações de que o teste em humanos da vacina esteja incompleto.

CNN também divulga que, enquanto isso na Alemanha, uma vacina contra a Covid-19 pode não estar disponível até meados do próximo ano. A ministra da pesquisa do país, Anja Karliczek, anunciou que o governo vai oferecer mais investimentos para acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento de imunizações. Três laboratórios que atualmente desenvolvem vacinas contra o nonvo coronavírus vão receber apoio financeiro.

O Vietnã, país mais populoso do mundo a não ter registrado qualquer óbito em decorrência do novo coronavírus, apresenta atualmente risco de contaminação em todas as províncias e cidades. Após mais de três meses sem infecções locais pela Covid-19, o governo do país informou que casos relacionados ao cluster em Da Nang foram identificados em Hanói, Ho Chi Minh e outras localidades. O Vietnã, com 95 milhões de habitantes, apesar de fazer fronteira com a China, teve relativo sucesso na abordagem contra a doença, adotando a quarentena e forte rastreamento de contatos. A notícia é manchete do diário japonês The Japan Times.

O Boletim do Coronavírus é divulgado diariamente pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo e reúne notícias sobre a pandemia publicadas mundo afora.

Leia aqui a edição 98

Acompanhe aqui as edições anteriores