TCMSP homenageia prefeito Bruno Covas

Fonte: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/31103

Na parte inicial da sessão plenária virtual dessa quarta-feira (26/5), o Colegiado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) prestou homenagem ao prefeito Bruno Covas que faleceu no último dia 16, aos 41 anos, após uma longa batalha contra o câncer.

Também participaram da homenagem, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite, o secretário de Governo Municipal, Rubens Rizek, o chefe da Procuradoria da Fazenda Municipal, Robinson Barreirinhas, e o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Túlio Nogueira.

Por unanimidade, os conselheiros do TCMSP aprovaram a outorga póstuma do “Colar de Mérito Prefeito Faria Lima”, que será entregue à família do prefeito Covas em momento oportuno, pelos relevantes serviços prestados à cidade de São Paulo e pelo relacionamento respeitoso e republicano com o TCMSP.

Na sequência, foi aberta a palavra aos participantes para as homenagens.

Nas suas saudações pessoais, todos lamentaram a morte precoce do prefeito  e se solidarizaram com seus familiares. Também se somaram ao destacar o seu espírito democrático, aberto ao diálogo e à construção de soluções, sempre respeitando as divergências.  Foram uníssonos sobre a dedicação do prefeito à família, aos amigos, à política e à cidade de São Paulo, além do seu preparo político herdado do seu avô Mário Covas, seu espírito de liderança e sua luta contínua contra o autoritarismo

O presidente  do TCMSP, João Antonio da Silva Filho,  recordou “a relação do governo Covas com este Tribunal de Contas – estão aqui os senhores Conselheiros para confirmar – foi transparente, honesta e dentro da institucionalidade. Poder Executivo e Controle Externo agindo, respeitosamente, cada um com a sua autonomia, cumprindo com suas competências constitucionais”.

João Antonio destacou especialmente a atuação coordenada para enfrentar a pandemia do coronavírus. “Desde que eclodiu a crise sanitária em todo o mundo, no início de 2020, com forte repercussão na cidade, o ex-prefeito mostrou determinação e vontade política e, na condição de condutor do governo, buscou unir esforços no enfrentamento da crise.”

Reforçando a defesa incansável da democracia por parte de Bruno Covas, João Antonio concluiu a sua saudação citando o saudoso sociólogo  Florestan Fernandes, que dizia: “Contra as ideias da força, a força das ideias”.

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, fez questão de ressaltar que “a gestão Bruno Covas se mantém no que foi pactuado com a população na eleição do ano passado”.

No encerramento da homenagem, foi exibido um vídeo, que pode ser acessado na íntegra.

Bruno Covas era advogado e economista. Antes de comandar a maior cidade da América Latina, exerceu o mandato de deputado estadual por duas vezes, deputado federal e vice-prefeito. Assumiu a Prefeitura da capital em 2018, após a renúncia do então prefeito João Doria. Foi eleito prefeito de São Paulo na eleição seguinte.

– Assista à íntegra das saudações de todos, clicando aqui

–  Saudação do presidente João Antonio

– Veja o vídeo em homenagem ao prefeito Bruno Covas:

 

Imagens Anexadas

Conselheiro Presidente do TCMSP, João Antonio
Conselheiro Presidente do TCMSP, João Antonio
Conselheiro vice-presidente do TCMSP, Roberto Braguim
Conselheiro vice-presidente do TCMSP, Roberto Braguim
Conselheiro do TCMSP, Maurício Faria
Conselheiro do TCMSP, Maurício Faria
Conselheiro Domingos Dissei, do TCMSP
Conselheiro Domingos Dissei, do TCMSP
Conselheiro Eduardo Tuma, do TCMSP
Conselheiro Eduardo Tuma, do TCMSP
O secretário de Governo Municipal, Rubens Rizek
O secretário de Governo Municipal, Rubens Rizek
Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Túlio Nogueira
Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes