Nardes assume a presidência da OLACEFS e anuncia auditorias coordenadas em países vizinhos

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, assumiu hoje (29), a presidência da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs) para o triênio 2013-2015. Formada por mais de 30 países, a Olacefs tem por objetivo aperfeiçoar a atividade de fiscalização nos países membros. Essa é a primeira vez que o Brasil assume a presidência da organização.

Antes do início da cerimônia, o presidente pediu um minuto de silêncio em memória às vítimas do incêndio ocorrido na cidade de Santa Maria. “Como brasileiro e também gaúcho, quero manifestar meu profundo pesar e, em nome do Tribunal de Contas da União, agradecer as inúmeras expressões de condolências recebidas dos nossos irmãos latinoamericanos”, disse Nardes.

Durante o discurso de posse, Nardes falou sobre a necessidade de cooperação entre países latinoamericanos e do Caribe, além da importância da aproximação entre a Olacefs, a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai) além de outras instituições internacionais como Banco Mundial (Bird) e agências da Organização das Nações Unidas (ONU). “A articulação entre as organizações aumentará as oportunidades de desenvolvimento institucional dos membros da Olacefs. Isso abrange não apenas a busca de parceiros para intercâmbio técnico, mas também a busca de fontes de financiamento”, disse o presidente, que destaca a realização de auditorias coordenadas a partir da identificação de temas comuns entre as instituições.

O primeiro trabalho do TCU à frente da Olacefs será a realização de auditoria coordenada entre Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela para identificar os desafios comuns desses países na área de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Também discursou o ex-presidente da Olacefs e Controlador-geral da República do Equador, Carlos Faggioni. Para ele, “Essa organização avança no controle de contas e na transparência e, assim, ajuda no combate à corrupção na América Latina”.

Durante a cerimônia, a secretaria executiva da Olacefs também foi transferida ao controlador geral da República do Chile, Ramiro Mendonza.

Nardes e Mendonza foram eleitos durante a XXII Assembleia Geral da Olacefs, realizada na cidade de Gramado (RS) entre 5 e 10 de novembro do ano passado.

Compuseram a mesa do evento o presidente da Intosai, Terence Nombembe, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Outras autoridades presentes na cerimônia foram os ministros do TCU, o procurador-geral Lucas Furtado, embaixadores e controladores-gerais de países componentes da Olacefs.

Leave a Reply