TCU condecora presidente da Comissão Europeia com Grande-Colar do Mérito

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza nesta quinta-feira (24), às 15h30, na sede do tribunal em Brasília, solenidade extraordinária de entrega do Grande-Colar do Mérito do TCU ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

José Manuel Durão Barroso nasceu em Lisboa, em 23 de março de 1956. Foi primeiro-ministro de Portugal de abril de 2002 a julho de 2004, quando foi nomeado pelo Conselho Europeu e eleito pelo Parlamento Europeu para assumir as funções de presidente da Comissão Europeia. Em junho de 2009 foi novamente nomeado pelo Conselho Europeu, por unanimidade, para um segundo mandato como presidente da comissão. É licenciado em direito na Universidade de Lisboa, e possui mestrado em ciência política pela Universidade de Genebra.

A Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia e representa os interesses da Europa no seu conjunto (por oposição aos interesses específicos de cada país). Por comissão, entende-se tanto o colégio de comissários como a própria instituição, que tem sede em Bruxelas, na Bélgica, e alguns serviços em Luxemburgo.
Durão Barroso tem dado importante contribuição para integração entre Brasil e União Europeia, atuação reconhecida com a entrega do Grande-Colar do Mérito.

Histórico –  Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do TCU tem por objetivo condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras de especial distinção. Os agraciados são escolhidos pelo Conselho do Grande-Colar, formado pelo presidente do TCU, pelo vice-presidente e pelos ministros titulares.
Esta será a décima primeira edição da comenda, criada em 2003.

Serviço:
Entrega do Grande-Colar do Mérito do TCU
Dia: 24/1/2013
Horário: 15h30
Local: Sala das Sessões – 2º andar – Anexo III do TCU – Brasília-DF
Não é necessário credenciamento prévio para imprensa
Secretaria de Comunicação
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Leave a Reply