Tribunais de Contas firmam parceria com o Todos pela Educação

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), entidades que congregam os membros e os órgãos de controle, firmaram uma parceria com a organização Todos Pela Educação (TPE) que prevê a realização de atividades de capacitação, intercâmbio e cooperação técnico científica na área da educação.

De acordo com o presidente da Atricon, Cezar Miola, entre as atividades que poderão ser desenvolvidas estão a produção de estudos, o lançamento de campanhas de sensibilização e a elaboração cartilhas, além do compartilhamento de informações e da sistematização de dados oficiais. “O propósito dessa parceria é a cooperação para a construção de ações voltadas á melhoria da educação básica da rede pública em todo o país. É uma oportunidade de unirmos capacidade técnica e conhecimento”, disse.

“A melhoria substancial da educação básica é condição obrigatória para o desenvolvimento do País. Os Tribunais de Contas e o Instituto Rui Barbosa, em particular, devem colocar o máximo de seus esforços para o alcance desse objetivo. As parcerias e a cooperação de diversas instituições podem contribuir muito”, declarou o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Atricon e o IRB desenvolveram diversas iniciativas focadas no estímulo a ações capazes de induzir melhorias na oferta de educação pública em todo o país. Além disso, as entidades buscaram a mobilização de gestores públicos das três esferas de governo em torno do tema. A elaboração de estudos, diagnósticos, pesquisas e orientações aos Tribunais de Contas também fez parte das atividades desempenhadas, inclusive com projetos-pilotos e parâmetros que podem ser replicados pelos órgãos de controle brasileiros. Saiba mais em: https://projetoscte.irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2021/11/relatorio-EDUCACAO_DE_AZ-4versao08nov.pdf.