O Tribunal de Contas da União anunciou a segunda edição do Prêmio Ministro Guilherme Palmeira, um concurso de monografias promovido por sua escola superior. O objetivo é incentivar a produção de conhecimento relacionado a soluções consensuais de controvérsias e prevenção de conflitos na administração pública.
As inscrições podem ser feitas até 29 de maio de 2024, em duas categorias: Tribunais de Contas – para servidores destas instituições – e Sociedade Civil – para acadêmicos, servidores públicos e cidadãos em geral. O TCU vai premiar as três melhores monografias de cada categoria com dez, cinco e três mil reais, além de certificados de participação. Segundo o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, a premiação visa incentivar a produção acadêmica e a busca de novas soluções.
Escute a reportagem que foi ao ar na Rádio Justiça.
As monografias devem seguir critérios específicos, como limite de 50 páginas, conformidade com as normas da ABNT e redação em português. O concurso é uma homenagem ao Ministro Guilherme Palmeira, que teve uma notória carreira política e trabalhou no Tribunal de Contas da União entre 1999 e 2008, tendo presidido a Corte entre setembro e dezembro de 2006. O jurista teve publicações reconhecidas em áreas como literatura, economia e política.