Tribunal de Contas de Tocantins comemora 25 anos

O Tribunal de Contas do Tocantins comemora, em 2014, 25 anos de dedicação e serviços prestados à sociedade. Para celebrar o jubileu de prata, haverá uma programação especial durante todo o ano, com eventos técnicos, esportivos e culturais. A abertura será realizada na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, data em que o TCE/TO foi criado, em 1989.

A sessão solene será realizada no auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, no Tribunal, a partir das 15h, com a presença, já confirmada, de autoridades estaduais e municipais. Todos os membros e servidores do TCE também são convidados a participar.

Programação

O evento começa com o lançamento do cronograma de comemorações, do selo e do carimbo alusivos aos 25 anos, seguindo com uma homenagem a três personagens que se destacaram no Estado e que de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento do Tribunal. Além deste evento, acontecerão mais outros 11 no decorrer deste ano. Acompanhe a programação e participe!

Perfil dos homenageados

Francisco de Assis Brandão – Advogado e Técnico em Contabilidade, formado pela faculdade de Direito de Goiás, onde colou grau em 03/10/1959, e pela Escola Técnica de Contabilidade do Senac, onde foi diplomado em 08/12/1954. Foi diretor técnico do Departamento Goiano dos Municípios em 1959, onde implantou o primeiro serviço de assistência aos municípios de Goiás. Fundador da empresa ETAM – Escritório Técnico de Assistência Municipal Ltda, com os objetivos de prestação de serviços jurídicos, contábeis e de assessoria técnica e financeira. De 1967 até a presente data, Francisco de Assis Brandão atendeu a mais de 150 municípios, dentro da área especializada de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito Eleitoral, Contabilidade Pública Municipal, Planejamento Municipal, Prestação de Contas, Tomada de Contas, Projeto de Códigos Municipais, Projeto de Viabilidade para Obtenção de Recursos, Implantação de Cadastro Fiscal Municipal, Elaboração de Regimento de Câmara Municipal, Elaboração de Projeto de Lei Orgânica Municipal, Projeto de Estrutura Administrativa Municipal, Elaboração e Realização de Concursos Públicos Municipais, com abrangência nos Estados de Goiás e Tocantins.

Antônio Gomes Pereira (in memoriam) – Contador formado em São Luiz do Maranhão, mudou-se para a então cidade de Boa Vista, na época norte de Goiás, em 1942, quando foi secretário da prefeitura na gestão de Francisco da Silva Queiroz. Assumiu a prefeitura durante a licença do então gestor, período que coincidiu com a necessidade de mudança da nomenclatura do local. Propôs um concurso público para a escolha do novo nome, que passou a ser “Tocantinópolis”. Antônio Gomes Pereira foi também assessor fiscal da Secretaria da Fazenda de Goiás, sendo responsável pela implantação da primeira Delegacia Fiscal de Tocantinópolis. Foi fundador do colégio Dom Orione e proprietário do Jornal “O Correio do Norte”. Escritor e poeta, é dele a autoria do Hino da cidade de Araguatins, norte do Tocantins. Após a aposentadoria, na década de 1960, dedicou-se exclusivamente ao ofício de contador, sendo o responsável pela contabilidade de praticamente todos os municípios do norte tocantinense. Com a criação do Estado do Tocantins, foi um dos primeiros contadores a atuar no Tribunal de Contas do Estado, ainda na capital provisória de Miracema do Tocantins. Faleceu em janeiro de 1993, em Goiânia – GO.

Mary Sônia Matos Valadares – Nascida na histórica cidade de Tocantinópolis no dia 2 de fevereiro de 1944. É advogada, escritora, pesquisadora brasileira, ativista cultural e militante de entidades sociais e de classe. Bacharelou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da UCG – Universidade Católica de Goiás, em 1971. Sempre esteve ligada aos movimentos pela luta separatista do norte de Goiás, para a criação do Estado do Tocantins. Participou de todas as entidades de sua época, criadas com este propósito, dentre elas, a CONORTE – Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano, da qual foi secretária geral. Foi idealizadora e fundadora da União Tocantinense, instituição que reforçou o Comitê Pró-Tocantins. É detentora de várias premiações em concursos literários. Membro fundadora da Academia Palmense de Letras e da Academia Tocantinense de Letras. Já participou de várias comissões julgadoras em concursos literários. Foi a 1ª diretora da Defensoria Pública do Tocantins; foi presidente do Instituto dos Advogados do Estado do Tocantins por duas gestões; vice-presidente da ABMCJ- Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, subseção do Tocantins, por duas gestões; conselheira da Ordem dos advogados do Brasil, Seccional do Tocantins, por duas gestões; presidente do Conselho Municipal de Cultura de Palmas; representante da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do estado do Tocantins; e primeira presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Atualmente preside pela segunda vez o Conselho Deliberativo da ASTEC, e preside também, pela segunda vez, a Academia Tocantinense de Letras, tendo sido dessa entidade a 1ª Secretária e Oradora da Diretoria Executiva. É servidora Efetiva junto ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, exercendo o cargo de Analista de Controle Externo – advogado.

Leave a Reply