TCDF e TCE de Alagoas apoiam campanha contra o Câncer de Mama

O Tribunal de Contas do Distrito Federal aderiu ao movimento popular conhecido como “Outubro Rosa”.

O nome é uma referência à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Para lembrar a importância do diagnóstico precoce, o TCDF terá iluminação na cor rosa durante este mês, assim como outros órgãos e monumentos do DF.

Além disso, o Núcleo de Apoio Assistencial do Tribunal vai realizar ações pontuais com as servidoras para estimular a realização de exames preventivos.

TCE DE ALAGOAS

Como aconteceu em 2011, a partir do dia 3 (quarta-feira), o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas apoiará a campanha “Outubro Rosa”, trocando a iluminação exterior do edifício-sede para a cor oficial do evento, conforme anunciou o presidente Luiz Eustáquio Tolêdo. Além disso, dia 24, será realizada uma palestra no auditório desta Casa, sobre a conscientização da mulher na prevenção do câncer de mama.

A campanha “Outubro Rosa” em Alagoas é promovida pela Rede de Combate ao Câncer e a ONG Renascer, incorporando-se às entidades nacionais e internacionais, recomendando que a partir dos 40 anos é preciso realizar o exame clínico das mamas, em que o médico poderá detectar algum caroço ou anormalidade. Já a partir dos 50 anos, a realização de um exame mais específico, a mamografia, deve fazer parte da rotina feminina a cada dois anos, conforme padronizado pelo Ministério da Saúde. As mulheres com histórico familiar da doença têm mais chances de ter um câncer de mama e devem, por isso, iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos, e realizá-la anualmente.

Leave a Reply