Tribunal de Contas do Espírito Santo veste-se de rosa na luta contra o câncer de mama

Fachada da sede do TCE-ES, com iluminação rosa

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aderiu à campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida. A campanha tem o objetivo de despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura.

No Espírito Santo, a campanha é promovida pela Associação Feminina de Estudo e Combate ao Câncer (Afecc). No TCE, várias ações estão sendo desenvolvidas para a mobilização e conscientização dos servidores à causa. A fachada do Tribunal recebeu iluminação especial na cor rosa e no dia 23 de outubro será realizado o “Dia D” da campanha na Corte.

No dia 23/10, dia de Sessão Plenária, os conselheiros e auditores vestirão gravata rosa para marcar a data no Tribunal. Além disso, servidores estão sendo mobilizados a também vestir rosa no trabalho, quando serão desenvolvidas uma série de ações.

Para contribuir com a Afecc, que mantém um bazar permanente com renda total revertida para pacientes em tratamento e suas famílias, o TCE-ES também está recebendo doações dos servidores na “Caixa do Desapego”. A ação foi muito bem aceita e já recebeu inúmeras contribuições.

A campanha Outubro Rosa tem como foco a prevenção do câncer, destacando a mobilização social e conscientização. O desafio, de acordo com especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

Saiba mais

O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.

Leave a Reply