Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará investe em política ambiental

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) já está investindo, também, em ações de sustentabilidade ambiental. Colocou em funcionamento sistema que aproveitará a água antes descartada por sua estação de tratamento de esgoto (ETE) para irrigação da área verde da instituição, o que era feito com água potável. O TCM possui sua própria ETE, o que evita a contaminação do lençol freático e contribui com o meio ambiente.

O modelo, que possibilitará a reutilização, acoplado à ETE, foi desenvolvido pela empresa Sanebrás, com investimento de R$118 mil. A ETE do TCM tem capacidade de produzir 1,60 m³ de água tratada por hora, garantindo a irrigação do espaço verde, que tem cerca de 1.700m². A água da ETE recebe tratamento à base de cloro e barrillha, além de outros componentes, para ficar totalmente aproveitável, sem causar danos às plantas.

Antes de decidir pela utilização nos jardins, a Coordenadoria de Administração Geral providenciou a realização de testes a fim de garantir que a qualidade e a quantidade de componentes aplicados na água não seriam prejudiciais à grama e às árvores.

Essa iniciativa, explica o Presidente do TCM, Francisco Aguiar, “se alinha às políticas de preservação do meio ambiente e sustentabilidade, além de reduzir despesas com o consumo de água, com impactos imediatos nos custos”.

O TCM, que já vinha realizando coleta seletiva de lixo, com o encaminhamento de resíduos a uma usina de reciclagem, desenvolve projeto para utilização futura de energia solar.