Tribunal de Contas participa do Outubro Rosa em defesa da saúde

O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, mais uma vez, se associa ao movimento Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama feminino, iniciativa que tem caráter internacional.

A página da instituição, na internet, ostenta uma barra serrilhada e o laço-símbolo da campanha, ambas na cor rosa, como lembrete às mulheres sobre a necessidade de dar atenção a esse importante aspecto da saúde feminina, que tem na prevenção o ponto de maior relevância.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20. Começou nos Estados Unidos.
A partir de então os demais países foram se juntando na promoção de eventos para tornar permanentes as ações voltadas à redução da doença, de maior impacto e incidência junto ao público feminino, mas cuja letalidade pode ser comprovadamente reduzida desde que haja cuidados prévios permanentes.
“Estamos juntos com a sociedade também em defesa da saúde”, afirma o presidente do Tribunal, Conselheiro Francisco Aguiar.
As servidoras da Corte de Contas, no âmbito prático da participação definida pelo TCM para o período, estão sendo orientadas a adequar as tarefas cotidianas a um dia de ausência ao trabalho para realizar consultas e exames de prevenção.
Essa contribuição, assim, está na direção da conscientização sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce.