Unidades de Controle Externo de tribunais de contas discutem propostas de integração no VI ENTC

Diretores, secretários ou superintendentes gerais de Controle Externo de 14 tribunais de contas brasileiros reuniram-se no dia 29 de novembro, paralelamente ao VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VI ENTC), no CentroSul, em Florianópolis (SC). Foram discutidos assuntos como a criação de um Fórum Permanente de Gestores das Unidades Superiores de Controle Externo dos TCs, com indicação de um grupo coordenador, e outros temas de interesse comum para a integração dos controles. Na oportunidade, também foram apresentados cases, com propostas de inovação e planejamento no controle externo (Fotos).

O diretor geral de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e coordenador da reunião, Carlos Tramontin (Áudio e Vídeo), destacou que o objetivo do Fórum dos Gestores é proporcionar a harmonização das metodologias utilizadas pelos diversos tribunais de contas. Ele comentou que, atualmente, cada tribunal tem seu método próprio e que é preciso “aproximar as metodologias, de modo que os resultados possam ser comparados”.

Durante a reunião, Tramontin apresentou o trabalho desenvolvido pela Diretoria Geral de Controle Externo (DGCE) bem como das demais diretorias técnicas da Corte de Contas catarinense. Citou, como exemplo de inovação, os estudos econométricos realizados pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE), e o projeto Sistema Integrado de Gestão (SIG), em desenvolvimento.

Ainda na reunião, os representantes presentes discutiram propostas para tornar os Tribunais de Contas mais conhecidos e valorizados pela sociedade, e debateram a necessidade de definição de um padrão de interpretação entre as Secretarias/Diretorias Gerais de Controle Externo.

O ENTC

Com o tema “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”, a programação do VI ENTC contemplou, de 28 a 30 de novembro, a realização de conferências, painéis, palestras, mesa redonda, além de eventos paralelos organizados por áreas temáticas. Ao todo, 800 pessoas participaram, entre servidores dos 34 tribunais de contas do país e de outras instituições.

O encontro nacional foi promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo TCE/SC. Contou com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), além da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Saiba mais: TCs participantes na reunião

TCE/SC, TCE/RS, TCE/SP, TCM/SP, TCE/RJ, TCM/RJ, TCE/ES, TCE/MT, TCE/BA, TCE/CE, TCE/PI, TCE/PA, TCE/RR e TCE/RO

 

Texto: TCE/SC.