“A confiança em mim demonstrada, mais uma vez, marca a história da minha vida como motivo de alegria, sim, mas ao mesmo tempo impõe-se como uma responsabilidade que se renova diante da expectativa do cumprimento da missão.” As palavras são do conselheiro Valdomiro Távora, primeiro presidente reeleito do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Juntamente com ele, compondo a Mesa Diretora para o biênio 2014/2015, tomaram posse os conselheiros Edilberto Pontes, como Vice-Presidente, e Rholden Queiroz, como Corregedor. A sessão solene foi presidida pelo conselheiro-decano, Alexandre Figueiredo, no final da tarde desta quinta-feira (30/1), no Plenário da Corte.
Em cerimônia bastante prestigiada por autoridades, familiares, servidores e amigos, o presidente Valdomiro Távora emocionou os presentes ao falar do apoio de seus pais, irmãos, esposa e filhos. “Quando foi aprovado pela Assembleia, e sancionado pelo Governador, o projeto de alteração da Lei Orgânica desta Casa permitindo a reeleição para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor, confesso a minha dúvida em pleitear a renovação do meu mandato por mais dois anos. Contudo, falaram mais alto as palavras de estímulo da esmagadora maioria dos meus pares, as demonstrações de confiança e afeto dos servidores, a compreensão da minha família diante do novo desafio e a fé que eu tenho no meu entusiasmo e na firmeza de propósitos. E aqui estou, renovando o compromisso de bem desempenhar as competências e atribuições de Presidente desta Casa, com a mesma disposição da primeira vez.”
Para o Conselheiro, a missão de fiscalizar, cujos resultados dependem de ações e procedimentos que exigem tempo, conhecimento, diálogo e equilíbrio, muitas vezes não é bem entendida por quem pensa se tratar de algo simples e imediato. “Tenho esperança que quando esta Casa completar 80 anos de criação já tenhamos alcançado outros grandes objetivos, como o aumento do quadro de servidores, a otimização dos trâmites processuais e a consequente celeridade no julgamento dos feitos.”
Valdomiro Távora destacou a parceria com os novos componentes da Mesa Diretora, Edilberto Pontes e Rholden Queiroz, “que já mostraram amplamente a sua capacidade intelectual e sua dignidade profissional e pessoal, ambos decididamente comprometidos com a noção de futuro tão necessária ao desempenho da nossa missão.” Fez também um agradecimento especial ao conselheiro Pedro Timbó, que em breve irá aposentar-se, por sua efetiva colaboração. “Tenho certeza que seremos amigos para sempre.”
Falou também das ações e programas pedagógicos desenvolvidos pelo Instituto Plácido Castelo, que tem a frente o conselheiro Alexandre Figueiredo, “por disseminar o conhecimento das grandes questões da gestão pública e a ideia fundamental de que todos têm a sua quota de responsabilidade pelos bons e maus resultados alcançados”.
O prefeito Roberto Cláudio parabenizou a nova composição da Corte. “Ex-deputado, conselheiro sereno, equilibrado, maduro, que tem feito um belo trabalho de organização do poder, valorização do TCE e fortalecimento das prerrogativas de fiscalização e que certamente dará continuidade com outro biênio à frente como presidente, muito bem acompanhado por dois jovens conselheiros competentes e respeitados pelas suas decisões. Não tenho dúvida que será uma tríade de muito sucesso”, ressalta o Prefeito de Fortaleza.
“Só tenho a agradecer a Deus por tê-lo como filho, isso é gratificante, nos envaidece, não só o profissional que ele é, mas o ser humano bondoso”, disse emocionado o pai do presidente Valdomiro Távora, que tem o mesmo nome.
Compuseram a Mesa de Honra o vice-Governador do Estado, Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Lincoln Araújo; o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE, Eduardo de Sousa Lemos; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Maria Iracema do Vale; o ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro.
Presentes ao evento o conselheiro Pedro Timbó, o auditor Itacir Todero, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, parlamentares municipais e estaduais, entre outras autoridades convidadas. Todos foram acolhidos ao som dos Hinos Nacional Brasileiro e do Estado do Ceará, entoados pelo Coral Vozes da Corte, do TCE-CE.