Wagner de Campos Rosário toma posse administrativa como novo Conselheiro do TCE-SP

Wagner de Campos Rosário é empossado como o novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A posse administrativa ocorreu ontem, quinta-feira (25/9), na sala da Presidência, na sede da Corte, na Capital, e foi conduzida pelo Presidente em exercício do Tribunal, Conselheiro Dimas Ramalho.

A cerimônia contou com as presenças de Conselheiros, Membros, Diretores, servidores da Corte e familiares do novo Conselheiro, que substituirá Antonio Roque Citadini, aposentado do Tribunal de Contas desde agosto deste ano.

Indicado pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ex-Controlador-Geral do Estado passou por sabatina pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no dia 2 de setembro e teve seu nome aprovado pela maioria dos parlamentares, após votação realizada na terça-feira (23/9), para exercer o cargo de Conselheiro do TCE.

“Estar aqui hoje tomando posse em um órgão centenário com uma história bonita, de controle dos recursos públicos, de orientação aos gestores, de melhoria da gestão pública, é uma honra para mim. Tenho certeza de que eu vou aprender muito pela qualidade dos Conselheiros e dos servidores”, destacou. “Então tenho certeza de que junto com os demais colegas, o meu objetivo é – como os de diversos que já passaram aqui, como o meu antecessor (Roque Citadini) – dar continuidade a esse trabalho e contribuir na construção de uma gestão pública melhor e que atenda os anseios do cidadão”, ressaltou o Conselheiro Wagner de Campos Rosário.

Presidente do TCESP, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes deu boas-vindas ao novo Conselheiro. “Hoje é um dia muito especial para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, pois estamos recebendo um novo Conselheiro. Wagner Rosário é um Conselheiro técnico, tem uma larga experiência e sei que irá contribuir muito com o TCESP, não só para o controle externo paulista, mas para o controle externo brasileiro”, declarou a Conselheira.

Representando a Presidente do Tribunal de Contas na condução do ato da posse administrativa, na sede do TCESP, o Conselheiro Vice-Presidente, Dimas Ramalho, destacou a importância de Wágner Rosário em integrar o Tribunal de Contas paulista. 

“Em meu nome e de toda a Corte, primeiro, te desejo boas-vindas e dizer que para nós o Tribunal ganha com a sua presença. Você traz a sua experiência, é uma pessoa íntegra. Segundo, quero dizer para você que o Tribunal de Contas é um Tribunal de 100 anos e ninguém faz 100 anos impunemente. Se faz 100 anos aprendendo, melhorando, mudando, se transformando. É muita responsabilidade e a sua vinda nos tranquiliza”, explicitou.

“A sua função como Corregedor, aqui no estado de São Paulo, nos dá certeza de que você se integrará conosco e trará grandes esforços e contribuições assim como os Conselheiros que vieram recentemente”, ressaltou o Conselheiro Dimas Ramalho.

“(Wagner Rosário) é muito habituado às atividades de controle interno e agora estará aqui no TCE colaborando e somando a sua experiência aos demais Conselheiros para que possamos, juntos, cada vez mais aperfeiçoar os sistemas de controle externo e a governança pública do estado de São Paulo”, pontuou o Conselheiro Corregedor Marco Bertaiolli.

“A chegada de Wagner Rosário é cercada de muitas expectativas, considerando as suas qualidades profissionais, a sua experiência de vida pública e, sobretudo, as suas qualidades pessoais. Temos certeza de que o Tribunal ganhará muito com a presença de Wagner Rosário”, declarou o Conselheiro Decano Renato Martins Costa.

“A chegada de Wagner Rosário, que tem uma experiência e uma formação bastante interessante exatamente nesta área, eu tenho a absoluta certeza de que vai dar uma contribuição no nosso Tribunal para continuar sendo aquele que é uma referência em todo o país”, disse o Conselheiro Sidney Beraldo.

“Quero desejar muito sucesso, que ele seja muito feliz, porque eu tenho certeza de que ele vai contribuir muito com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo com toda a sua experiência e trajetória. Então, seja bem-vindo e conte comigo para o que for necessário nessa sua nova missão”, mencionou o Conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira.

“Em nome do Ministério Público de Contas, desejo muitas felicidades nessa atuação. Tenho certeza de que o Doutor Wagner vai somar e agregar a essa Casa com toda a sua experiência e toda a sua trajetória em vários cargos e atividades no Brasil”, disse a Procuradora-Geral de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres.

“Ele trará uma contribuição inestimável, porque na qualidade de funcionário desta Casa que só sabe fazer Tribunal de Contas, vejo na figura do novo Conselheiro um acréscimo ao nosso patrimônio gigantesco, pois Sua Excelência é especialista no controle interno e todos sabem que não haverá controle externo eficaz se não houver o controle interno atuante”, destacou o Chefe da Presidência do TCESP, Sérgio Rossi.

“Em nome dos servidores da fiscalização do TCESP, dou as boas-vindas ao novo Conselheiro que traz na sua bagagem da vida pública experiências da CGU e da CGE que contribuirão muito com o aperfeiçoamento dos trabalhos deste Tribunal”, disse o Secretário-Diretor Geral Germano Fraga Lima, responsável pela leitura do termo de posse.

A cerimônia da posse solene do Conselheiro ocorrerá no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, em data ainda a confirmar, com transmissão ao vivo no canal oficial do TCESP no YouTube.

. Trajetória

Natural de Juiz de Fora (MG), Wagner de Campos Rosário é formado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras, com pós-graduação pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e mestrado em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Wagner Rosário teve longa carreira como auditor federal da Controladoria-Geral da União (CGU). Na oportunidade, foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de Secretário-Executivo e Ministro da instituição, entre 2017 e 2022. No órgão de Auditoria Interna e Combate à Corrupção do Governo Federal, atuou em diversas investigações conjuntas de combate à corrupção em conjunto com a Polícia Federal, Ministérios Públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.

Desde 2023, esteve à frente da Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP) até se tornar Conselheiro da Corte de Contas paulista. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-SP;