Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na manhã desta quarta-feira (11), a indicação do nome da auditora Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), deixada na última terça-feira (10) pelo decano Lúcio Albuquerque. A indicação do governador José Melo, que escolheu o nome de Yara em lista tríplice de auditores, foi referendada por 21 deputados estaduais presentes à sessão. A aprovação seguiu para sanção do governador e publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
Segunda mulher a assumir uma cadeira no colegiado, Yara Lins será empossada na próxima terça-feira (17), às 9h30, no auditório da corte de Contas, com a presença de dezenas de autoridades. A solenidade aconteceria na segunda-feira, mas foi adiada para a terça a pedido do governador José Melo, que já confirmou presença ao presidente do TCE, conselheiro Josué Filho.
A conselheira Yara Lins — que ingressou no Tribunal de Contas em 1975 — vai assumir a relatoria das contas da Copa, herdada do conselheiro aposentado Lúcio Albuquerque, e ainda a presidência da Segunda Câmara do TCE.
Durante a aprovação da indicação do nome de Yara Lins para o Pleno do TCE na sessão da Aleam, na qual a conselheira fez questão de estar presente, os deputados elogiaram a qualidade técnica da então auditora, que presta serviço ao Tribunal de Contas desde a década de 70.
Fonte: Ascom TCE-AM (Elvis Chaves)