114 Anos: TCE-PI homenageia personalidades e ganha selo comemorativo

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, na manhã desta sexta-feira,6, a solenidade de comemoração pela passagem dos 114 anos da Corte de Contas, a mais antiga do país. Durante o evento, 14 personalidades foram agraciadas com o Colar do Mérito do TCE. Na ocasião, também foram lançados o selo e carimbo comemorativos do aniversário do Tribunal e a Revista Científica, em sua 17ª edição.

Os agraciados com a mais alta honraria conferida pelo TCE, foram indicados pelos conselheiros e conselheiros substitutos. O presidente da OAB-PI,Willian Guimarães, falou em nome dos homenageados, destacando a história do Tribunal e sua importância para o controle externo no Piauí, zelando pelos recursos e patrimônio públicos.

O governador Wilson Martins, um dos homenageados, citou a  modernização do Tribunal como um dos avanços para reforçar a atuação, já eficiente, da Corte de Contas.Além deles, também foram agraciados, o produtor agrícola Altair Domingos Fianco, o professor Antônio Cardoso do Amaral, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira Albuquere, o advogado José de Arimateia Dantas, criador da Frente de Combate à Corrupção, o juiz Roberto Veloso, Francisco Domingues de Menezes,os jornalistas José Luiz de Paiva Igueja, Silas Freire e Arimateia Azevedo, além dos servidores do TCE, Maria Raimunda dos Santos Ferreira, Raimundo da Silva Borges e José Inaldo Oliveira e Silva.

O lançamento do selo do TCE foi um dos destaques da solenidade. Criado pela Empresa de Correios  Telégrafos, o selo traz a logomarca do TCE construída com duas faixas, verde e amarela, cores da Bandeira do Piauí. O selo simboliza a trajetória de sucesso e representatividade da Corte de Contas, desde sua criação até os dias atuais.

As fotos de todos os homenageados e da solenidade estão disponíveis na seção “galeria”.

DEPOIMENTO DOS SERVIDORES

Umas das palavras que melhor resumem a postura e atuação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) é “tradição”. Com 114 anos, a missão do TCE-PI continua a mesma: exercer o controle externo, mediante orientação, fiscalização e avaliação da gestão dos recursos públicos, visando a sua correta aplicação em benefício da população. Não por acaso, o Tribunal possui em seu quadro de funcionários servidores com quase 40 anos de serviços prestados que continuam a trabalhar com o mesmo empenho e satisfação. É o caso dos motoristas Antônio Carlos e José Marques, ambos com mais de 37 anos de trabalho no TCE.

Antônio Carlos, conhecido como “Galego”, entre os colegas de trabalho do Setor  de Transportes, tem 58 anos e faz parte da história do Tribunal desde maio de 1976, como lembra bem. “Toda vida o Tribunal funcionou muito bem”, diz ele, ressaltando que o funcionamento do TCE melhorou ainda mais por conta da sua modernização e informatização ao longo dos anos. “Tudo hoje é muito moderno!”, comenta. José Marques também aponta como principais avanços da casa a melhoria estrutural e o atendimento ao público externo.

Com várias décadas de  serviços no TCE, os funcionários dizem não ter do que reclamar. “Eu adoro trabalhar aqui. Eu me sinto bem com as pessoas. Aqui cada um quer fazer o seu melhor, e em qualquer setor que você vai, você sente isso”, explica Antônio Carlos, que guarda uma fotografia de uma das viagens que realizou, durante uma inspetoria de obras e estradas no interior do Piauí, em 1994. Sobre o dia-a-dia no expediente, José Marques é sintético: “O TCE é como se fosse uma família!”. Ao lembrar-se do pedaço da história do Tribunal da qual fez parte, o “Galego” ainda comemora: “nunca teve um acidente nesses 37 anos que eu trabalho aqui”.
A Seção de Transportes do TCE-PI conta hoje com 10 motoristas e 14 veículos, que garantem o transporte de funcionários, de processos e viagens para inspeções e auditorias de fiscalizações em todo o estado.

Leave a Reply