1º Simpósio Paraense de Contabilidade Aplicado ao Setor Público começa hoje (29)

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, além de ser um dos patrocinadores do 1º Simpósio Paraense de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, vai participar de um dos painéis do evento, que é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA). Por determinação do conselheiro presidente José Carlos Araújo, o diretor adjunto da Diretoria de Apoio aos Municípios (DAM) Cleber Mesquita dos Santos será o coordenador do painel “Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Desafios e Perspectivas do Processo de Convergência”, que terá como palestrante o professor Dr. Paulo Henrique Feijó, especialista em Administração com ênfase em Controladoria. Além de contador e diretor adjunto da DAM, Cleber Mesquita é analista do TCM e membro da Comissão do Setor Público do CRC-PA.

Clique aqui para baixar o folder

O 1º Simpósio Paraense de Contabilidade Aplicado no Setor Público será realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, no auditório do Banco da Amazônia. A abertura do evento contará com apresentação de vídeo da ministra do Planejamento Miriam Belquior. Já às 16h30 haverá a Palestra Magna “Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público e do Controle Social”, que será proferida pelo professor Dr. Nelson Machado, ex-secretário Executivo do Ministério da Fazenda e ministro da Previdência.

Ainda pela parte da tarde, às 17h45, será feita homenagem (in memoriam) ao professor Dr. José Francisco Ribeiro Filho, seguida de coquetel de lançamento e autógrafos do livro GBRSP, uma abordagem didática para implementação em prefeituras, câmaras municipais, autarquias, fundações e unidades organizacionais. Todos os inscritos terão direito a um exemplar do livro.

O segundo dia do evento (30) contará, às 8h30, com a palestra “O Ciclo da Gestão Pública: O Orçamento e a Execução Orçamentária”, a cargo da professora Msc. Leila Márcia Elias, que é especialista em Gestão Pública.

Às 09h30 terá início a palestra “Custos no Setor Público: Diretrizes, Modelo Conceitual e Processo de Implantação a partir da experiência no Governo Federal”. A palestra será ministrada pelo professor Dr. Victor Branco de Holanda, consultor residente do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o tema custos dos serviços públicos.

Em seguida, outra palestra que marcará o simpósio tem como título “Contabilidade Aplicada ao Setor Público: a Base do Controle”, sob a responsabilidade do professor Dr. Lino Martins da Silva, especialista em Administração com ênfase em Controladoria Pública.

Pela parte da tarde do dia 30, às 14h, será proferida a palestra “Modelo de Avaliação de Desempenho de Empresas Estatais”, que terá como palestrante o professor Dr. Carlos Pedrosa, diretor de Controle e Risco do Banco da Amazônia.

A última palestra do simpósio inicia às 16h e tem como tema “Contabilidade Aplicada ao Setor Público: “Desafios e Perspectivas do Processo de Convergência”, será ministrada pelo professor Paulo Henrique Feijó, que além de ser especialista em Administração com ênfase em Controladoria Pública, é ex-Coordenador do Setor de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional.

A cerimônia de encerramento do simpósio inicia às 17h, seguida de uma apresentação cultural.

Leave a Reply