O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lançou, nesta quinta-feira (06.12), durante o II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, o jogo de tabuleiro Você Gestor, que deverá ser distribuído em escolas públicas e foi elaborado com o objetivo de ser uma ferramenta para estimular o controle social, incutindo no público jovem o senso de urgência e a responsabilidade com o uso dos recursos públicos, além de informar sobre o trabalho e as atribuições da Corte de Contas. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do TCE/BA, o jogo simula situações da administração pública com base em três categorias de cartas que definem o seu algoritmo: controle externo, controle social e um quiz (perguntas e respostas) com informações sobre a história do controle externo na Bahia e no Brasil.
Portaria 021/2018
Indica integrantes do Sistema Tribunais de Contas para compor o ‘Comitê Interinstitucional de Diagnóstico de Grandes Obras Suspensas e Paralisadas’.
Seminário compartilha experiências sobre educação na Bahia
Cerca de 900 representantes da área de Educação de quase todos os municípios da Bahia lotaram, nesta quinta-feira (6.12), o auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, para compartilhar experiências durante o II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta e conhecer os resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto, numa promoção dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA). Os palestrantes principais do seminário foram Mozart Neves Ramos (diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna) que fez a conferência de abertura do evento discorrendo sobre “O regime de colaboração e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, e Cezar Miola, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), que falou sobre “Os Tribunais de Contas e o Direito Fundamental à Educação”.
TCE-RO deflagra 2ª “Blitz na Saúde” e constata ausência de médicos em UPAs
Pouco mais de 24 horas após realizar, de modo inédito, a operação denominada “Blitz na Saúde”, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio de sua equipe de fiscalização (Secretaria-Geral de Controle Externo), voltou a campo e, na noite desta quinta-feira (6), deflagrou uma segunda atividade, vistoriando, desta vez, o controle e a presença de pessoal nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do município de Porto Velho.
III Café com Dados apresenta à mídia cearense balanço das atividades do TCE
Uma conversa descontraída, regada de muita informação. Assim foi a terceira edição do “Café com Dados” do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, organizado pela Assessoria de Comunicação Social da Corte, com o apoio do Cerimonial e demais setores do TCE.
TCE-MS entrega brinquedos para a campanha de Natal
A parceria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul firmada com o Ministério Público Estadual com o objetivo de alcançar a meta de arrecadação de brinquedos que serão destinados para adolescentes e crianças especiais de abrigos assistenciais do Estado vem rendendo frutos há quatro anos. De acordo com a Procuradora de Justiça do MPE e coordenadora da campanha – Compartilhe o Natal, Jaceguara Dantas da Silva Passos, o apoio que o TCE-MS tem dado, tem sido determinante para o sucesso nas arrecadações dos brinquedos.
Unidades de Controle Externo de tribunais de contas discutem propostas de integração no VI ENTC
Diretores, secretários ou superintendentes gerais de Controle Externo de 14 tribunais de contas brasileiros reuniram-se no dia 29 de novembro, paralelamente ao VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VI ENTC), no CentroSul, em Florianópolis (SC). Foram discutidos assuntos como a criação de um Fórum Permanente de Gestores das Unidades Superiores de Controle Externo dos TCs, com indicação de um grupo coordenador, e outros temas de interesse comum para a integração dos controles. Na oportunidade, também foram apresentados cases, com propostas de inovação e planejamento no controle externo.
Tribunais de Contas promovem Feira de Tecnologia e Inovação durante o VI ENTC
“Uma vez que os Tribunais de Contas têm problemas comuns a serem resolvidos, por que não aproveitar soluções já produzidas?” De acordo com o assessor da Presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Rafael Queiroz Gonçalves o questionamento resume a essência da discussão e a conclusão que os 30 participantes da Feira de Tecnologia e Inovação dos Tribunais de Contas chegaram sobre a importância do compartilhamento de soluções na área de Tecnologia da Informação. O evento paralelo ao VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VI ENTC) ocorreu no dia 29 de novembro, em Florianópolis (SC).