Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RO e Procuradoria Geral do Estado firmam termo de cooperação técnico-operacional

acordo-tce-pge-10Com prazo de vigência por tempo indeterminado, foi assinado nesta sexta-feira (9), na sede do Tribunal de Contas do Estado, termo de cooperação técnico-operacional entre o TCE-RO e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RO). Participaram do ato, o conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e o procurador geral do Estado, Juraci Jorge da Silva, além do conselheiro do TCE, Benedito Antônio Alves, e do procurador do Estado junto ao TCE, Fábio de Sousa Santos.

Pelo acordo, as duas instituições se comprometem em conjuntar esforços no sentido de obter, entre outros objetivos, maior eficácia e racionalidade nos procedimentos relacionados à gestão do gasto público e dos atos da administração, mediante intercâmbio da estrutura técnica e físico-operacional, haja vista a harmonia existente entre as atividades administrativas institucionais que envolvem o TCE e a PGE.

O termo estabelece que, ao longo de sua vigência, Tribunal de Contas e Procuradoria Geral do Estado promovam a troca de informações, documentos, ferramentas tecnológicas, experiências e conhecimentos, objetivando o desenvolvimento institucional e da gestão pública, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesse comum.

Nesse sentido, contempla, entre outros aspectos, a participação de servidores em cursos ou treinamentos realizados tanto pelo Tribunal quanto pela PGE, além da designação de técnicos para a realização de trabalhos correlatos.

IMPORTÂNCIA

Antes da assinatura do acordo, o conselheiro Edilson de Sousa citou a importância da PGE, juntamente com a Controladoria Geral do Estado (CGE), nas ações que visam o controle e a juridicidade dos atos da administração estadual: “Por isso, acredito que essa parceria, pela boa prática que ela representa, será uma referência e um modelo para as demais instituições do nosso Estado”.

O conselheiro presidente ainda frisou os resultados já obtidos em ação conjunta empreendida pelo TCE e pela PGE, por meio da implantação da Procuradoria do Estado junto ao TCE, a qual, entre outros objetivos, tem agilizado a instrução de processos que tramitam no Judiciário e nos quais o TCE é parte. “Já temos um retorno muito positivo dessa ação, através das execuções judiciais que estão ocorrendo”, comentou.

Por sua vez o procurador geral do Estado, Juraci Jorge, falou do esforço empreendido pelo TCE, junto ao Governo do Estado, no sentido da importância do aparelhamento da PGE. “Avançamos muito nesse aspecto, e com esse acordo de cooperação certamente vamos expandir essas ações e conseguir resultados ainda melhores para nossas instituições”, completou.

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública.

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública.

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.