Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Procurador de Contas do TCE-AM realiza visita técnica no MPC de Mato Grosso

MP de Contas de Mato Grosso vai disponibilizar ao MPC-AM toda experiência sobre a fiscalização das obras da Copa

O Procurador de Contas responsável por acompanhar as obras da Copa do Mundo no estado do Amazonas visitou, no dia 16 de agosto, o Ministério Público de Contas de Mato Grosso. João Barroso Souza foi recebido pelo Procurador-geral do MPC-MT William de Almeida Brito Júnior.

Antes de desembarcar na capital mato-grossense, João Barroso Souza esteve no MPC do Distrito Federal. As visitas fazem parte de uma estratégia de troca de informações entre os membros dos Ministério Público de Conta amazonense com os de outras cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol. “O objetivo principal da nossa visita aqui em Cuiabá é fazer esse intercâmbio de experiências e troca de informações, principalmente relacionadas à fiscalização das obras do estádio”, explica João Barroso.

Ele ressalta que a obra da Arena Amazônia, orçada em R$ 600 milhões, está em fase de conclusão com previsão de inauguração em dezembro desse ano. O trabalho de integração das instituições de controle externo, segundo o procurador de contas do MPC amazonense, deve ser reforçado nesse momento. “É importante que o MP de Contas possa ter esse parâmetro e essa dinâmica para verificar quais foram as irregularidades mais frequentes em outras sedes da Copa do Mundo para que a gente possa realizar uma fiscalização mais eficaz e primorosa.”

Para o Procurador-geral do MP-MT William de Almeida Brito Júnior, essa troca de experiências é benéfica para a atuação das duas instituições. “Essa visita, na verdade, é muito boa para nós e para os nossos colegas. O Procurador João Barroso veio trazer o ‘know-how’, toda experiência na fiscalização das obras da Copa em Manaus, principalmente sobre a construção da Arena Amazônia, que vai ser um dos estádios mais bonitos do Brasil.”

William Brito garantiu que o MP de Contas de Mato Grosso vai disponibilizar ao MPC-AM toda experiência obtida pelo TCE-MT sobre a fiscalização das obras da Copa em Mato Grosso. “Nós vamos dar a nossa contribuição mostrando a efetiva fiscalização que o TCE-MT tem feito do andamento das obras, principalmente sobre a ótima iniciativa do Conselheiro Antonio Joaquim, de mensalmente divulgar um relatório.”

O Procurador-geral do MP de Contas de Mato Grosso, que também é Diretor Executivo da Associação Nacional do MP de Contas (Ampcon), ressaltou que a parceria é exemplo para outras instituições de controle externo do país. “Uma ótima troca de informações e experiências para que possamos aproveitar, ao máximo, os esforços e otimizar o nosso trabalho na fiscalização das ações da Copa do Mundo.”

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…