Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Assim falou a República

Amanhã completo 132 anos no Brasil. Venho, contudo, de muito longe. Fui objeto de reflexões de variados pensadores: Platão, Aristóteles, Cícero, Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, Rousseau, Kant, Bobbio… Alguns me tinham como sinônimo do próprio Estado. Depois, passei a significar uma forma de governo em que os atos do Estado devem visar o interesse da coletividade. Esse propósito de vida está escrito no meu DNA latino – Res (Coisa) e Publica (Do Povo) – e é dele que se originam os deveres básicos de um “Repúblico”: cumprir as leis, ser eficiente, prestar contas, ser transparente e submeter-se aos controles institucionais e social.

Confesso que não tem sido fácil exercer esse meu papel em Pindorama. Muitas contradições marcam a minha existência, a começar pela proclamação, liderada  por um monarquista, no contexto de um golpe militar. O certo é que quase nunca tive paz institucional: golpes, renúncias e ditaduras têm sido a regra. Mesmo após a Constituição de 1988, que me permitiu respirar ares civilizatórios, já enfrentei dois impeachments. Embora não tenha preconceito com o presidencialismo, a minha experiência no mundo afora aponta o parlamentarismo como um sistema que permite a melhor superação das minhas crises. Os remédios são menos amargos. Em razão da nossa raiz autoritária e patrimonialista, no entanto, o que tem prevalecido por aqui é um presidencialismo de colisão (de rupturas), regado a barganhas e descompromissos. Reflitam a sério sobre a opção parlamentarista, sem se deixar influenciar pela atípica experiência de 1961–63.

É ainda nesse contexto que insiro a democracia. Eu não existo, de fato, sem ela ao meu lado. É um engodo misturar o meu nome com tiranias ou populismos. A coisa pública só faz sentido quando o poder emana do povo (eleições) e volta para ele sob a forma de políticas públicas que promovam o bem comum (orçamento). É preciso, pois, coragem para enfrentar esse novo ciclo de ataques à democracia, marcado pela desinformação dolosa e pelo enfraquecimento das instituições que me sustentam, como os órgãos de controle.

Nem tudo, porém, são espinhos, pedras ou passos perdidos. Há rosas no meio do caminho público. A suspensão, pelo STF, das chamadas Emendas do Relator, que instituiu um orçamento secreto, incompatível com os meus valores de transparência, eficiência e impessoalidade, foi uma prova de que o meu pulso ainda pulsa. Como disse Gertrude Stein: “Uma Rosa É Uma Rosa É Uma Rosa É uma Rosa”. Com a marca da simplicidade, do equilíbrio e da firmeza, ela é inspiração para uma primavera.

Mais recentes

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Leia também

Segurança jurídica é infraestrutura

Bruno Dantas é empresário e ministro emérito do TCU

Crise de reputação é acidente aéreo: não há monopólio do erro

Bruno Dantas é empresário e ministro emérito do TCU Leandro Colon é sócio-fundador da Fides Global Consulting

República dos Pequenos Desperdícios

Inaldo Araújo é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)