Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Terceira semana de novembro da ‘ECP Itinerante’ leva cursos a dez municípios do AM

Dez municípios do interior do Amazonas recebem, de segunda (22) a sexta-feira (26), os cursos presenciais realizados pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM). Fazendo parte do programa ‘ECP Itinerante’, os cursos terão carga horária de 20 horas e estão disponíveis para servidores, estudantes e integrantes da sociedade civil.

“Cumprindo com nossa missão pedagógica, estamos levando a estrutura da Escola de Contas Públicas do TCE-AM para capacitar os gestores do interior do Estado e a sociedade civil. Nossa missão vai além de punir, atuamos, primeiramente, de forma pedagógica para que seja feita a correta aplicação dos recursos públicos e para que a população possa nos auxiliar na fiscalização”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello. 

As inscrições já estão abertas e podem ser acessadas por meio da plataforma moodle da Escola de Contas Públicas, por meio do endereço virtual: https://moodle.tce.am.gov.br/.

Os municípios de Presidente Figueiredo e Tapauá recebem o curso Controle Interno, Transparência e Gestão de Risco. Com instrução dos coordenadores Mario Augusto Takumi Sato e Adalberto Silva dos Santos, o curso aborda as melhores práticas de controle interno, visando a busca dos melhores resultados das aplicações dos recursos das políticas públicas, como na execução da despesa pública.

Humaitá recebe o curso Admissão de Pessoal, PSS e Concurso Público, com foco em processo administrativo de admissão. O curso será ministrado pelo instrutor Valterney Teles dos Santos.

“Iniciamos a ECP Itinerante em um projeto que abrangeria, inicialmente, apenas os municípios da região metropolitana de Manaus. Mas, com o sucesso das capacitações, expandimos as ações para todo o interior do Amazonas”, afirmou a coordenadora-geral da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos.   

Já o município de Urucurituba recebe o curso Nova Lei de Licitações e Contratos, com foco em esclarecer as principais mudanças entre a nova lei e legislações anteriores. O curso será ministrado pelo instrutor Vinícius Medeiros Vieira Dantas. O mesmo curso será ministrado em Iranduba, dessa vez com o instrutor Sérgio Augusto Meleiro.

O curso Gestão Pública Municipal, com foco em prestação e tomada especial de contas, será ministrado nos municípios de Rio Preto da Eva, com o instrutor Guilherme Alves Barreiros; em Codajás, com o instrutor Adriano Noleto carnib; em Urucará, com o instrutor Daniel Caldeira Cruz; além do município de Coari, com o instrutor Mário Roosvelt.

Transferências voluntárias, MROSC e emendas parlamentares será o tema abordado no município de Maués, com instrução do coordenador Roberto Carlos de Sá Miranda.

Cursos virtuais

Além dos cursos oferecidos pela ECP Itinerante, a Escola de Contas Públicas também terá cursos virtuais, com transmissão ao vivo de forma remota. Entre eles, o curso Aspectos Penais da Nova Lei de Licitações, que acontecerá no dia 25 de novembro, terá transmissão ao vivo a partir das 13h, com fim às 17h. O curso será ministrado pelo instrutor Irapuan Alfaia.Já o curso Formação e Certificação de Ouvidores acontece até quarta-feira (24), com horários pela manhã e pela tarde. O curso é voltado para profissionais que atuam em ouvidorias, visando promover a melhoria contínua dos profissionais. O curso possui certificação e coordenação dos instrutores Harleson Arueira, Rogério Nogueira e France Clayre Melo.

__________

Elvis Chaves 

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.