Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Além das aparências

Em tempos de pós-verdades, desinformação, metaverso e juízos superficiais, o Mito da Caverna, de Platão, é leitura obrigatória. A alegoria escancara a condição de ignorância em que vivemos, acorrentados aos sentidos e aos preconceitos que nos impedem de enxergar a verdade plena, só alcançável, conforme o ideal platônico, por meio do conhecimento.

Trago a clássica metáfora para uma reflexão sobre a imagem dos Tribunais de Contas perante os seus maiores clientes: sociedade e gestores. Em geral, a visão de futuro assinalada nos planos estratégicos dessas instituições apontam para o desejo de serem reconhecidas como instância efetiva no controle da Administração, zelando pela eficiência, prevenindo a corrupção e estimulando a transparência e o controle social. Medições de desempenho e trabalhos acadêmicos revelam consideráveis avanços na atuação desses órgãos depois da CF de 1988, malgrado ainda tenham margem para aprimoramentos (como, de resto, todos os Poderes e órgãos da República).

Chama atenção, no entanto, algumas visões completamente antagônicas sobre eles. Parte dos gestores enxergam Tribunais de Contas rigorosos, sancionadores, despidos de empatia com a realidade da gestão, o que acaba por gerar um excesso de punições e uma espécie de “apagão das canetas” desses agentes, fruto do receio de inovar e de executar políticas públicas. Noutra ponta, parcela da sociedade costuma rotulá-los como Tribunais “faz de conta”. Os primeiros costumam ignorar o alcance constitucional das suas atribuições, esquecendo que, ao lado dos importantes papéis pedagógico e dialógico, a responsabilização, amparada no devido processo legal de controle, é seu dever. Já alguns cidadãos, notadamente neste contexto de crise do Estado e dos efeitos de operações como a Lava Jato, igualmente confundem as competências, só que, ao revés, esperam desses órgãos medidas mais extremas, próprias do processo penal, a exemplo da prisão de governantes. As duas posições revelam manifestos mitos: nem inquisidor, nem indulgente.

O fato é que além da busca contínua pela excelência, os Tribunais de Contas têm o desafio hercúleo da comunicação, para afastar as sombras, as aparências, os preconceitos e as detrações. Esse esforço para clarear o papel e justificar a sua relevância republicana – sem fugir da crítica e do enfrentamento dos problemas e dos desafios – não decorre de simples vaidade institucional. Evidenciar a realidade em sua inteireza é permitir ser visto sob o sol de fora da caverna, e um imperativo de justiça.

Valdecir Pascoal – Conselheiro do TCE-PE

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Dívida Pública: ponto preocupante que merece atenção dos Tribunais de Contas

Omar Pires Dias é conselheiro do TCE-RO

Waldir Pires, a COAPAJ e a dívida histórica da Bahia com o controle interno

Inaldo Araújo é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)

Administração Pública: o elo mais frágil da licitação.

Marco Aurélio Bertaiolli é conselheiro do TCE-SP Robert Werner Koller é chefe de Gabinete do Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, do TCE-SP