Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-SE firma convênio com a Receita Federal pelo controle sobre gastos públicos

Objetivando o intercâmbio de informações de interesse recíproco, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) celebraram um convênio na manhã desta terça-feira, 10, no gabinete do conselheiro presidente, Carlos Alberto Sobral. Na ocasião, estiveram presentes o delegado Fábio Menezes Souza e Silva e o delegado adjunto André Ricardo Santana Passos, ambos integrantes da Receita Federal do Brasil em Aracaju.

Assinado pelo presidente do TCE, tendo como testemunhas os representantes locais da Receita, o documento agora será remetido à sede da Secretaria da RFB, em Brasília. O convênio tem por objeto o fornecimento, ao TCE/SE, de informações cadastrais de pessoas físicas e jurídicas e econômico-fiscais agregadas dos órgãos públicos, constantes dos cadastros da RFB, e a facilitação das atividades de fiscalização da Receita no âmbito das Diretorias, Coordenadorias e demais unidades do TCE/SE.

“Este é um convênio de suma importância que visa a informação. Vamos repassar à Receita informações que constam no Sisap sobre gestores e em contrapartida o Tribunal terá informações de fatos de interesse da fiscalização desta Casa, desde que não protegidas por sigilo fiscal. Então eu considero isso um marco. A Receita, como qualquer órgão de controle, é sempre bem vinda nesta Casa. A razão do convênio é essa: cada vez mais incrementar a informação”, destacou o conselheiro Carlos Alberto Sobral.

Entre as informações a serem fornecidas pela Corte de Contas, quando solicitadas pela RFB, estão relatórios e demais documentos – tais como empenhos, notas fiscais, contratos, pagamentos e outros – relativos às prestações de contas dos órgãos e entidades das administrações Estadual e Municipais que sejam jurisdicionados ao TCE/SE.

Já o Tribunal terá acesso ainda a informações referentes a autos de infração e multas aplicadas por descumprimento da legislação tributária ou aduaneira, relativas à condição de contribuinte dos órgãos da administração direta do Estado, dos Municípios de Sergipe e das respectivas autarquias e fundações públicas, objetivando a apuração de responsabilidade do gestor público e possível ressarcimento do dano ao erário.

“A Receita vai obter informações do Sisap, informações de prestações de contas do estado, dos municípios, enfim, de todos os órgãos jurisdicionados, e o Tribunal receberá informações sobre CPF e CNPJ, bem como informações sobre autos de infração e multas aplicadas pela Receita com o objetivo de apurar a responsabilidade dos gestores públicos e fazer a cobrança da reparação ao erário quando for o caso”, colocou o delegado Fábio Menezes Souza.

A expectativa é que o convênio proporcione um controle maior sobre os gastos públicos. “Todos os convênios que a Receita firma têm a intenção de conseguir informações e repassar informações  – desde que não sejam protegidas por sigilo fiscal – que proporcionem aos órgãos de fiscalização um maior controle sobre os gastos públicos”, acrescentou o delegado adjunto André Ricardo.

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.