Atricon participa do II Simpósio de Inteligência Institucional promovido pelo TCE-PI

“Consequências da corrupção e a interferência da sua ocorrência no estado de direito de uma sociedade” foi o tema da palestra de abertura proferida pelo presidente da Atricon, Cezar Miola, durante o II Simpósio de Inteligência Institucional, na manhã desta terça-feira (8). O evento, que acontece até o dia 11 de agosto, é organizado pelo Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas (NUGEI) do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI).

“Não há democracia sem controle, não há controle sem democracia. Ressalto o compromisso do Tribunais de Contas em defesa da democracia, da melhoria da gestão, da governança e da relevância do controle no Estado democrático e para a República”, enfatizou Cezar Miola em sua fala. O presidente da Attricon também destacou a importância do trabalho de controle em fiscalizar e cobrar políticas públicas eficientes e mecanismos legais no cuidado e atenção de crianças e jovens, dos menos favorecidos socialmente e economicamente.

Na oportunidade, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins destacou a importância da integração e cooperação entre as entidades públicas para unidos trabalharem na prevenção e combate à corrupção. “A eficiência tem que estar presente em nossas discussões, em nosso trabalho. Precisamos fazer valer as promessas da Constituição. Estamos vivendo tempos de mudanças em que precisamos nos adaptar por isso é fundamental discutirmos estratégias e métodos de trabalho. Serão dias de debates relevantes e temas oportunos para o aperfeiçoamento do controle”, disse.

O chefe do NUGEI, Inaldo Oliveira, explicou a definição de controle exponencial, tema do evento. “Controle exponencial é aquele que trabalha preventivamente, esse é o controle que queremos, que evita a corrupção e que mostra para a sociedade onde estão sendo aplicados os recursos públicos. Prevenção às más práticas para assim semearmos um futuro melhor e mais justo para o nosso país”.

N o turno da tarde, a procuradora federal, Silvana Batini, ministrou a palestra “Eleições, Democracia e Corrupção” e em seguida o jornalista Guilherme Amado fez o encerramento do primeiro dia de simpósio com a palestra “Imprensa livre que investiga relações de poder”.

Nos quatro dias de palestras estão sendo abordados assuntos como: Inteligência institucional, investigações na internet, análise de dados, técnicas de investigação, o papel do auditor e o relevante papel do controle social para enfrentamento à corrupção.

Com informações do TCE-PI.