Solenidade de abertura do VI SINED tem participação da Atricon

Foto: TCE-PI

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson Silva, participou, nesta terça-feira (4), da solenidade de abertura do VI Simpósio Nacional de Educação (SINED), em Teresina (PI). O fórum, que vai até a próxima quinta-feira (6), é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) com o Instituto Rui Barbosa (IRB).

O VI SINED conta com o apoio institucional da Atricon, do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), entidades que foram representadas na cerimônia de abertura.

Iniciando sua fala durante a solenidade, o presidente da Atricon homenageou a professora Alessandra Gotti, presidente-executiva do Instituto Articule, pelo trabalho realizado. “Você tem a minha admiração, meu respeito e minha gratidão”, afirmou Edilson Silva, que, em nome da professora, direcionou sua homenagem a todos os educadores. “Vocês são Pedra Fundamental na construção de um Brasil diferente, de uma sociedade livre e justa, através da educação”, ressaltou.

Na sequência, o presidente da Atricon falou sobre a importância da alfabetização e de programas voltados para que ela aconteça na idade certa. “A alfabetização é a base de toda a educação. Sem ela, nossos jovens ficam privados das ferramentas essenciais para o aprendizado contínuo e para a participação ativa na sociedade”, pontuou.

Edilson Silva valorizou a realização do simpósio neste momento de grandes desafios, em que a educação de qualidade se torna um alicerce contra as desigualdades sociais e econômicas, cujas dificuldades foram agravadas pela crise sanitária da Covid-19. “Este evento deve ser visto como um espaço para troca de experiências, para o diálogo aberto e construtivo, e para a articulação de estratégias que possam ser implementadas em todo o território nacional”, afirmou o conselheiro.

Finalizando sua fala, o presidente da Atricon reafirmou o compromisso dos Tribunais de Contas do Brasil na missão de fiscalizar, orientar e garantir que os recursos destinados à educação sejam bem aplicados, bem como de incentivar e promover a transparência e a eficiência na gestão pública, assegurando que todas as crianças brasileiras tenham acesso a uma educação de qualidade.

O VI SINED

O VI Simpósio Nacional de Educação busca estabelecer uma agenda comum entre gestores públicos, educadores e atores do controle público, alinhando-se às diretrizes do Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, debatendo as metas do Plano Nacional de Educação, promovendo a troca de experiências entre diferentes regiões do país e incentivando práticas que contribuam para a qualidade da educação.

O evento tem transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TCE-PI.

*Com informações do TCE-PI