O Tribunal de Contas de Santa Catarina passa a disponibilizar no seu portal o painel “Infraestrutura das Escolas Catarinenses”, um espaço com informações detalhadas e atualizadas sobre as condições das instalações das instituições municipais e estaduais de educação.
Os dados podem ser acessados no espaço TCE Educação. O lançamento da iniciativa ocorreu durante uma sessão da Corte de Contas, em que o conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca destacou a relevância de tomar decisões baseadas em evidências e as facilidades do novo painel, que apresenta as condições das escolas de forma intuitiva.
As informações do portal vêm dos Censos Escolares de 2021, 2022 e 2023, permitindo comparações entre instituições de ensino e municípios por meio de mapas, gráficos e tabelas.
São mais de 100 variáveis classificadas em cinco categorias principais: Infraestrutura Básica e Acessibilidade; Espaço para Prática de Esportes e Recreação; Itens Tecnológicos e Laboratoriais; Alimentação; e Itens Pedagógicos.
A ferramenta também apresenta um Indicador de Infraestrutura Escolar, calculado com base em diferentes variáveis e pesos para cada etapa de ensino. Os resultados são apresentados em tabelas e mapas, facilitando a comparação do desempenho das escolas e municípios ao longo do tempo.