O Tribunal de Contas do Estado do Ceará promoveu uma oficina de entendimento e definição de problemas relacionados às políticas públicas para a Primeira Infância no Ceará, realizada nesta segunda-feira (15/7), no 8° andar do Edifício 5 de Outubro. O encontro utilizou a construção participativa, contando com a presença de representantes das organizações sociais, do judiciário, do executivo e dos conselhos.
Os participantes foram recebidos pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz. Ele ressaltou que, dentre várias políticas estruturantes que também são trabalhadas pelo TCE Ceará, “resolvemos priorizar os assuntos relacionados à Primeira Infância. Nossos técnicos estão em conjunto com uma equipe multidisciplinar, incluindo cientistas de dados, sociólogos e profissionais da saúde, desenvolvendo um projeto para aprimorar os indicadores e cuidar melhor dessa fase. Os danos, as negligências e as carências que o ser humano sofre na Primeira Infância repercutem muito fortemente ao longo da vida”, comentou.
Essa é uma das ações que vêm sendo realizadas pelo Tribunal com foco na primeira infância – fase dos 0 aos 6 anos, momento crucial para a saúde, aprendizado, desenvolvimento e o bem-estar social e emocional das crianças. O projeto está sob a coordenação da Presidência do TCE Ceará e conta com a parceria de pesquisadores do Cientista Chefe, programa do Governo do Estado realizado por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
A oficina reuniu profissionais, especialistas e estudiosos da causa. A assessora da Presidência, Luciana Queiroz, apresentou dados relacionados à primeira infância, além de indicadores e metas. Ela destacou as oportunidades de atuação, as possíveis parcerias e os tipos de incentivos e apoio. A ação visa entender e definir as principais causas dos problemas relacionados às políticas públicas para a Primeira Infância e sua inclusão nos orçamentos públicos do estado do Ceará.
Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Georgia Cruz e José Macedo, foram os facilitadores e conduziram as atividades da oficina, que iniciaram com a apresentação das metodologias de Design Thinking e Design Participativo, seguidas da prática da árvore de problemas e definição de causas raízes.
“Esse encontro é importante para que os participantes se debrucem sobre os problemas e tenham a chance de gerar soluções mais efetivas, que tragam uma melhoria real para a Primeira Infância em nosso Estado. Por isso, é necessário que saiamos daqui com alguns pontos prioritários para trabalhar”, comentou a professora Georgia.
Os grupos foram divididos em quatro macrotemas: segurança, saúde, educação e assistência social. Os profissionais dialogaram sobre os temas e identificaram os principais desafios para cada área de atuação. Os resultados coletados servirão de subsídios para as próximas etapas do plano de ação do Tribunal voltado para o tema.
Atualmente, a equipe do TCE e os pesquisadores trabalham em um metaprojeto, onde estão sendo avaliadas as condições e definidas as ações mais impactantes, com o compartilhamento de dados em uma plataforma que contempla informações sobre a primeira infância. As reuniões ordinárias do grupo ocorrem semanalmente e funcionam para o acompanhamento do projeto.
Fonte: TCE-CE