A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou, nesta quinta-feira (5), a série “De Olho no Controle”, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o funcionamento dos Tribunais de Contas. Serão dez vídeos apresentados por um avatar criado com inteligência artificial. A iniciativa conta com o apoio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
“A série utiliza a comunicação pública como um instrumento de transformação, educação e desenvolvimento social, qualificando as informações oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos disponibilizados a ela”, disse o presidente da Atricon, Edilson Silva.
O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da entidade, Cezar Miola, destacou a parceria do Banrisul nessa ação, a qual “procura oferecer letramento institucional, fornecendo informações capazes de instruir os cidadãos sobre o funcionamento dessas instituições e como os indivíduos podem interagir com elas e buscar serviços que sejam úteis à população”.
O avatar foi personalizado pela FSB Comunicação, agência responsável pela produção de conteúdos para a Atricon nas redes sociais. “No processo de criação, tivemos muita preocupação com a representatividade, com os valores e causas que a entidade defende”, afirmou a diretora de Estratégia Digital da agência, Daniela Pereira. “O avatar pode ter suas características alteradas de acordo com as mensagens a serem divulgadas ao público, criando uma conexão entre o conteúdo e a forma”, completou.
Paralelamente a essas ações, a Atricon promove projetos para oferecer qualificação aos servidores públicos que atuam na área de comunicação dos órgãos de controle, visando estimular o diálogo e a interação das instituições com seus públicos, como o Projeto Comunica e os congressos anuais voltados a esses profissionais.
Assista ao primeiro vídeo da série “De Olho no Controle”