Conselheiros do TCE-SC são homenageados pelos 35 anos da Constituição Estadual

O conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Wilson Wan-Dall; e os conselheiros aposentados do TCE/SC Gilson dos Santos, Júlio Garcia e Salomão Ribas Junior (in memoriam) foram homenageados, juntamente com os demais parlamentares constituintes, nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em evento de comemoração aos 35 anos da Constituição Estadual.  

A participação dos homenageados na elaboração da Constituição Estadual de 1989 foi enaltecida pelo presidente da Alesc, deputado estadual Mauro de Nadal. “Importante lembrar que se trata da mais longeva constituição da história do Estado. E esta marca tem a ver com a dedicação e o esmero com que o texto constitucional foi escrito.” 

“Foi aqui, neste espaço, que estes parlamentares que hoje homenageamos tiveram a oportunidade de produzir tudo aquilo que regula a vida dos homens e mulheres habitantes deste Estado”, destacou o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado do Ceará Sérgio Aguiar. 

“Foi nesse momento de modernização e de manutenção do Estado Democrático de Direito no Brasil que tivemos a honrosa missão de redigir esta carta”, ressaltou o deputado Júlio Garcia ao contextualizar o momento político que o país vivia à época da elaboração da Constituição Estadual. O deputado, conselheiro aposentado do TCE/SC e único parlamentar constituinte que hoje ocupa cadeira no Parlamento falou em nome dos homenageados. 

 Ao referir-se à elaboração da Carta Estadual, o conselheiro do TCE/SC Wilson Wan-Dall salientou o trabalho coletivo feito para a execução do texto constitucional. “Hoje, olhando para trás, sinto orgulho de ter sido constituinte, de ter vivido intensamente aquele momento histórico, e de ter ajudado a construir um documento que orienta até hoje os rumos do nosso Estado. A Constituição de 1989 foi fruto de muitas mãos, de muito diálogo e, acima de tudo, de um compromisso inabalável com o futuro de Santa Catarina”, relembrou Wan-Dall. 

 A homenagem ao conselheiro aposentado do TCE/SC Salomão Ribas Junior foi recebida pelo seu filho Ricardo André Cabral Ribas. “É muito reconfortante para a família esse reconhecimento público da vida de nosso pai. Mesmo aposentado há mais de dez anos, ele continua recebendo homenagens. Meu pai teve atuação destacada como presidente da Comissão de Sistematização, e é reputado por seus pares como o grande responsável pela redação do texto final da Constituição Estadual de 1989. É uma pena que, por pouco tempo, ele não pôde participar dessa sessão histórica e lançar o seu último livro, sobre os 35 anos da Constituição de Santa Catarina. Ele teria ficado bastante feliz em rever seus colegas constituintes”, disse Ricardo. 

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, do presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, do 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Julio Cesar Ferreira de Melo, do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antônio Locatelli, da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Maria do Rocio Luz Santa Rita, e do prefeito interino de Florianópolis, João Cobalchini,  além dos homenageados, seus familiares, e convidados. 

 
 
 
Lançamento de livro 

 Na ocasião, ocorreu ainda a divulgação do livro “Consolidação da Cidadania – 35 anos da Constituição do Estado de Santa Catarina”, de Salomão Ribas Junior, conselheiro aposentado e parlamentar constituinte falecido no último mês de setembro. “Revisitada nesta obra póstuma do constituinte Salomão Ribas Junior, que foi responsável pela sistematização das propostas e encaminhamentos da época, a Constituição do Estado – como ele destacou – procurou inovar, criar, indicar caminhos, equacionar problemas, apontar soluções. Valorizou a harmonia e o equilíbrio entre os Poderes, e ampliou o debate para os grandes temas […]”, escreveu o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, no texto de contracapa da publicação. Exemplares foram entregues aos convidados. 

Crédito das fotos: Guto Kuerten (Acom – TCE/SC)

Fonte: TCE-SC