Presidente Edilson Silva recebe Medalha do Mérito do TCE-RN

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, foi agraciado, nesta sexta-feira (8), com a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). A comenda é designada para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

A solenidade foi realizada no Plenário Governador Dinarte Mariz, sob comando do presidente do TCE-RN, conselheiro Gilberto Jales. A saudação aos agraciados ficou a cargo do conselheiro George Soares. O discurso de agradecimento em nome dos homenageados foi proferido pelo presidente da Atricon.

Em sua fala, Edilson Silva ressaltou que receber a Medalha do Mérito transcende as realizações individuais dos agraciados, celebrando o compromisso coletivo com o serviço público e com o bem-estar da sociedade. “Este reconhecimento não é apenas uma medalha de honra, mas um chamado à continuidade de nosso pacto com a excelência e a integridade pública”, afirmou.

Ao agradecer pela homenagem recebida, o presidente da Atricon citou todos aqueles que fortalecem o Sistema Tribunais de Contas. “Quero dividir esta honraria com todos os conselheiros, conselheiras, procuradores do Ministério Público, auditores e auditoras, servidores e servidoras dos Tribunais de Contas, bem como com os presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná, e das demais entidades irmãs que representam o controle externo brasileiro”, concluiu.

>> Leia o discurso do presidente Edilson Silva na íntegra.

A Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

Em 2024, os homenageados foram: Alarico José Pessoa Azevedo Júnior; Ana Paula de Lima Matias; Arnaldo Neto Gaspar; Edilson Silva; Francisco Assis de Medeiros; Joanita Teixeira de Lira Potiguar; Luciana Daltro de Castro Pádua; Manoel Onofre Neto; Paulo Lopo Saraiva; e Ricardo Procópio Bandeira de Melo.

> Assista a solenidade de entrega da Medalha

*Com fotos e informações do TCE-RN