O Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Fernando Ribeiro, participou, ao lado do Ministro das Cidades, Jader Filho, de várias reuniões do encontro do G20 Social, que congregou líderes mundiais, movimentos sociais e cidadãos no Rio de Janeiro, de 14 a 16 de novembro.
Com o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento promoveu o debate sobre importantes assuntos, entre eles a inclusão e o combate à fome, a transição energética e o desenvolvimento social, ambiental e econômico e a reforma das instituições de governança.
Mais de 33 mil pessoas se credenciaram no G20 Social com o objetivo de sugerir políticas públicas aos líderes dos 20 países mais ricos do planeta.
O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que este ano teve a presidência brasileira. O resultado das discussões fará parte de um caderno de anexos que será encaminhado aos chefes de estado do grupo com o documento síntese da Cúpula do G20 Social.
O Ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou o Novo PAC Seleções Resíduos Sólidos e também firmou acordo com a ONU-Habitat para a troca de conhecimento e elaboração de políticas públicas voltadas para a habitação, mobilidade urbana, saneamento e meio ambiente.
O PAC Seleções Resíduos Sólidos representa um novo investimento do Brasil na economia circular, na coleta seletiva, empregos verdes e no desenvolvimento sustentável. Será investido na iniciativa um financiamento de US$ 120 milhões, com o beneficiamento de 60 cooperativas e a geração de 33 mil empregos diretos e indiretos em 360 municípios brasileiros.
O TCE-PA vem acompanhando os diálogos nacionais e internacionais sobre a questão socioambiental em preparação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025, reafirmando o seu compromisso com a pauta do desenvolvimento sustentável e a promoção do bem-estar social da população paraense.
Fonte: TCE-PA