VigIA, ferramenta de inteligência artificial do TCE-SC, concorre a prêmio nacional de inovação

O programa VigIA, ferramenta do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) que permitirá, quando em pleno funcionamento, a análise de 100% dos editais de licitação lançados pelos 295 municípios catarinenses e pelo governo do Estado, está selecionado para concorrer ao prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, realizado anualmente pelo IT Forum, o principal ecossistema de tecnologia do Brasil e unidade de negócios do Itaqui – comunidade de inovação e tecnologia.

“Estar concorrendo a um prêmio importante como este, relacionado à modernização dos nossos trabalhos, é resultado de um processo mais amplo de transformação digital iniciado em 2019, durante a gestão do ex-presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e que tem se mostrado eficiente, justificando a sua continuidade e o seu aprimoramento a partir da elaboração de ferramentas como o VigIA”, explica o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal.

De acordo com o assessor de Governança Estratégica de TI (Aget), Jairo Wensing, a inclusão do Tribunal catarinense entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil reflete o compromisso contínuo da Instituição em alinhar as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aos seus objetivos estratégicos, promovendo uma governança pública eficiente e conectada com os anseios da sociedade. “Um exemplo desse compromisso é o sistema VigIA, uma ferramenta de inteligência artificial para análise de licitações, concebida na vertical de inteligência artificial vinculada ao Laboratório de Inovação do Controle Externo”, revela.

“O VigIA é um poderoso instrumento para aumento da produtividade dos auditores na avaliação tempestiva da regularidade dos processos licitatórios, possibilitando ações corretivas por parte dos jurisdicionados. Possibilita o monitoramento contínuo de indícios com redução de custos e de fluxo processual”, explica o diretor de Informações Estratégicas (DIE), Nilsom Zanatto.

Foram 326 cases inscritos, com a maioria dos projetos utilizando Big Data/Analytics e Inteligência Artificial/Machine Learning. Os projetos foram analisados anonimamente por um comitê de jurados composto pela equipe de conteúdo do IT Forum e especialistas do mercado, que avaliaram e pontuaram a partir dos seguintes critérios: solução, diferencial e resultado. A posição final de cada um dos participantes, assim como o vencedor, será divulgada em 30 de abril, na abertura do IT Forum Trancoso, na Bahia, e na Revista IT Forum, disponível a partir dessa data no formato impresso e digital.

Quem está concorrendo

Aegea 
Algar Telecom 
Allos 
Amazon Brasil 
Atacadão Dia a Dia 
B3 
Banco do Brasil 
Bauminas Química 
Bayer SA 
BB Seguros 
Biolab 
Bradesco 
Bradesco Seguros 
Brasil Tecpar 
BRF 
Caesb 
Caixa 
CBA 
Cerc SA 
Claro 
Coamo 
Cobasi 
Cogna 
Cooperativa Integrada 
Coplana 
Cury 
Dasa 
Dataprev 
DB Diagnósticos 
Dell 
Ecorodovias 
Edenred Brasil 
Embraer 
Engeform 
Fundação Bradesco 
Gerdau 
Globo 
Gran 
Grupo AG Capital 
Grupo Águas do Brasil 
Grupo Casas Bahia 
Grupo CCR 
Grupo Elfa Medicamentos 
Grupo Panvel 
Hcor 
Hidrovias do Brasil 
Hospital de Clínicas de Porto Alegre 
Hypera Pharma 
Iguá 
Johnson & Johnson 
Junto Seguros 
Kimberly-Clark 
Kora Saúde 
Localiza Rent a Car S/A 
Magazine Luiza S/A 
Meta 
MRV 
MSD Saúde Animal 
Multilaser 
Multilog 
Natura 
Petrobras 
Porto 
Porto Itapoá 
Prodest 
RDSaúde 
Renault 
RNI – Rodobens 
Sanasa 
Santos Brasil 
SAP Brasil 
Sefaz PE 
Seguros Unimed 
Sem Parar 
Serasa Experian 
Sicoob Confederação 
Solar BR Coca-Cola 
Somah 
Sondotécnica Engenharia 
Suzano SA 
TecBan 
Tempo 
Tivit 
Topaz 
Total Express 
Totvs 
Três Tentos Agroindustrial S/A 
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCESC) 
Uisa 
Unilever Brasil 
Unimed Nacional 
Unimed-BH 
V.tal 
Veolia Ambiental (VE) 
Verity 
Veste Estilo 
Vitru Educação 
Vivo 
Volkswagen 
Wilson Sons 

Fonte: TCE-SC