A segunda edição do projeto Comunica Atricon será lançada oficialmente no dia 14 de julho, às 10h, em evento virtual. Iniciada em 2024 com a participação das equipes de comunicação de 29 Tribunais de Contas, a iniciativa agora incorpora as ouvidorias públicas e passa a reconhecer boas práticas por meio do Prêmio Comunica. A nova fase traz também conteúdos inéditos, formatos mais interativos e um escopo ampliado.
O lançamento do projeto terá a participação do presidente da Atricon, Edilson Silva, e dos vice-presidentes da entidade e coordenadores da iniciativa, Cezar Miola (Relações Político-Institucionais) e Joaquim Castro (Executivo), e do presidente do Comitê de Ouvidorias do Instituto Rui Barbosa (IRB), Gilberto Jales. Na oportunidade, a equipe da FSB Comunicação irá detalhar o projeto e as suas etapas para as equipes de comunicação e das ouvidorias dos órgãos de controle. O link de acesso será disponibilizado em breve.
A iniciativa objetiva fortalecer a comunicação pública como instrumento de governança, transparência e controle social. O projeto é desenvolvido pela Atricon, com execução da FSB Comunicação, patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio do Instituto Rui Barbosa. As equipes das ouvidorias públicas poderão participar das etapas das plenárias e do Prêmio Comunica.
O projeto prevê as seguintes etapas:
1 – Mentorias especializadas
Cada Tribunal poderá escolher uma entre quatro trilhas de desenvolvimento: inteligência artificial na prática, gestão de projetos, comunicação interna e redes sociais. As sessões, com duração de 2 horas, serão conduzidas por especialistas e utilizarão metodologias como OKR e Design Thinking para promover diagnósticos, ideação e prototipagem de soluções.
2 – Plenárias abertas e interativas
Serão realizadas quatro plenárias online, quinzenais, com 1h30 de duração, voltadas à troca de experiências e aprofundamento nos previstos nas trilhas focadas na área de comunicação social (IA, redes sociais, comunicação interna e gestão de projetos). Para o público das ouvidorias, a plenária abordará o tema “escuta ativa e engajamento cidadão”. As sessões serão abertas a todos os participantes e conduzidas por especialistas da FSB e convidados.
3 – Produção de conteúdos estratégicos
A iniciativa entregará dois recursos centrais: um documento estratégico colaborativo e um kit de materiais práticos, desenvolvidos com base nas experiências compartilhadas ao longo do projeto. Esses conteúdos têm o propósito de apoiar diretamente a atuação das áreas de comunicação dos TCs.
4 – Prêmio Comunica
Como reconhecimento às melhores práticas, será realizada a primeira edição do Prêmio Comunica, com quatro categorias: redes sociais, comunicação interna, ouvidorias e eventos. Cada Tribunal poderá inscrever até três cases. As inscrições serão lançadas durante o III Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, e a premiação ocorrerá no Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, com entrega de troféus, menções honrosas e publicação de um e-book com os finalistas.
Fortalecimento da comunicação e das ouvidorias
O projeto reafirma o papel estratégico das assessorias de comunicação e das ouvidorias como pontes fundamentais entre os Tribunais de Contas e a sociedade. Ao capacitá-las e integrá-las em um processo contínuo de inovação, a Atricon reforça seu compromisso com a transparência, a eficiência institucional e a promoção do controle social.
Resultados da primeira edição do Comunica
Lançado em 2023, o Comunica Atricon alcançou 29 Tribunais de Contas e 185 profissionais capacitados em mais de 60 encontros, com uma taxa de satisfação de 100%. A iniciativa entregou planos individualizados de comunicação e foi reconhecida por sua aplicabilidade prática e alto impacto institucional.