Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Seguem abertas as inscrições para o seminário “Controle Externo em Transformação: 15 anos do MPC/BA”

Seguem abertas as inscrições para o Seminário “Controle Externo em Transformação: 15 anos do MPC/BA”, promovido pelo Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC-BA), pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento será realizado em Salvador, nos dias 26 e 27 de março, no Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), e marca a trajetória de consolidação desse MPC baiano no âmbito do Sistema de Controle Externo brasileiro. As inscrições estão disponíveis no link: https://www.tce.ba.gov.br/eventos.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional e promover a integração entre Membros, servidores e especialistas que atuam no Controle Externo em todo o país, estimulando a troca de experiências, o aprofundamento técnico e a reflexão qualificada sobre os desafios contemporâneos e futuros da fiscalização da Administração Pública.

A programação do Seminário contempla temas centrais para a evolução do Controle Externo, com destaque para o papel dos Tribunais de Contas no sistema multiportas, a aplicação do processo estrutural na atuação de controle e os novos paradigmas da responsabilização do gestor público, em um ambiente institucional cada vez mais complexo e orientado à busca de soluções efetivas.

Também integram a agenda debates sobre a responsabilização sob a perspectiva processual e as formas contemporâneas de consensualismo, analisando a atuação dos órgãos de controle como partes, mediadores e indutores de soluções voltadas à concretização do interesse público.

Outro eixo relevante da programação é dedicado às boas práticas no Controle Externo, com discussões sobre a utilização de inteligência artificial (IA) em Auditorias Operacionais, evidenciando o papel da inovação no aprimoramento das atividades de fiscalização.

O Seminário abordará também, de forma integrada, o plano de ação no Controle Externo, com debates sobre sua concepção e monitoramento, além de uma palestra de encerramento voltada à análise prospectiva dos rumos do controle externo no Brasil.

Ao integrar a realização do evento, o IRB ressalta a relevância dos Ministérios Públicos de Contas como pilares essenciais para a efetividade, a legitimidade e o aperfeiçoamento permanente das funções de fiscalização, controle e defesa do interesse público.

Serviço
Evento: o Seminário Controle Externo em Transformação: 15 anos do MPC/BA
Data: 26 e 27 de março
Local: Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia – Salvador – Bahia
Inscrições: https://www.tce.ba.gov.br/eventos

Com informações da Assessoria de Comunicação do IRB

Mais recentes

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Leia também

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

O projeto existe no TCE-PB desde 2019 e, com a aprovação da resolução, passa a ter caráter permanente. A iniciativa prevê a arrecadação gratuita e voluntária de livros doados por pessoas físicas e jurídicas, membros e servidores do Tribunal, entre outros.