Diretor Fernando Guimarães representa Atricon na abertura do 5º CNC

O diretor de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) Fernando Guimarães (TCE-PR) representou a entidade na abertura do 5º Congresso Nacional de Controle da Administração Pública (5º CNC), realizada nesta quarta-feira (13), em Curitiba. O início do evento, considerado um dos principais fóruns nacionais de debate sobre controle externo, governança e gestão pública, também contou com a participação do diretor de Desenvolvimento do Controle Externo e Transparência Ivan Bonilha (TCE-PR).

Promovido pela Unicursos Curitiba e pelo Instituto de Desenvolvimento em Gestão Pública (IDGP), o 5º CNC segue até a sexta-feira (15), no Museu Oscar Niemeyer, reunindo autoridades e especialistas de diversas regiões do Brasil, consolidando-se como espaço de capacitação, intercâmbio de experiências e disseminação de boas práticas no setor público.

Durante a abertura do evento, o diretor Fernando Guimarães saudou os presentes ressaltando a importância do encontro para o debate de ideias. Segundo ele, algumas das conquistas e boas práticas atuais na execução do controle da gestão pública nasceram de debates, os quais, segundo ele, acontecem, muitas vezes, até mesmo nas conversas informais.

O conselheiro Ivan Bonilha destacou a contribuição do debate para o aprimoramento das instituições de controle. Ele também exaltou a iniciativa dos organizadores do evento.

Também participaram da abertura do evento o conselheiro Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e presidente do Instituto Rui Barbosa; a procuradora Elke Moura, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e representante da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon); o conselheiro Marco Peixoto, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e vice-presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur); a conselheira-substituta Milene Cunha, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon); e a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas e servidora do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará), Thaisse Craveiro.

Programação

Ao longo dos três dias de atividades, a programação prevê painéis, conferências e oficinas temáticas voltados a temas estratégicos da administração pública, como a atuação dos Tribunais de Contas, governança, responsabilização de agentes públicos, transparência, políticas públicas e os impactos da legislação recente sobre o controle externo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-PR