Salomão Ribas se despede do Tribunal de Contas de Santa Catarina

O conselheiro Salomão Ribas foi homenageado pelos colegas ao participar de sua última sessão como integrante do TCE de Santa Catarina na última segunda-feira, dia 30 de junho. O ato de sua aposentadoria foi publicado no Diário Oficial Eletrônico daquele dia, com efeitos a partir de 1º de julho.

“Vossa Excelência foi, sem dúvida nenhuma, o conselheiro mais completo da história do nosso Tribunal”, disse o presidente Júlio Garcia. “É um momento de perda para o Tribunal de Contas e sinto que Vossa Excelência, nesse quesito, é unanimidade”, acrescentou.

Na ocasião, Salomão Ribas informou aos membros do Conselho ter recebido uma tela do artista plástico Willy Zumblick, doada pelo escritor Júlio Dias de Queiroz, para integrar a galeria dos ex-presidentes do TCE-SC.

O conselheiro leu a carta recebida do escritor relembrando a ocasião em que conheceu Zumblick na cidade de Tubarão (SC) em 1972. À época, pediu que o artista plástico o retratasse.

Ribas informou aos colegas que parte dos cerca de 4.500 livros de seu acervo pessoal, adquirido ao longo de 50 anos, será doada à Biblioteca Municipal de Caçador — sua terra natal — e à Biblioteca Pública do Estado.

“Confesso-lhes que a parte mais dolorida da aposentadoria foi me desfazer destas obras que foram sendo acumuladas ao longo do tempo”, disse ele.

ACADEMIA – Salomão Ribas assumirá na próxima segunda-feira, dia 7, a presidência da Academia Catarinense de Letras. A cerimônia está marcada para as 19 horas, ocasião em que serão empossados os demais integrantes da diretoria para o período 2014/2016. Eleito no dia 27 de junho, Ribas Jr. sucederá o jurista e escritor Péricles Prade. “Desejo cumprimentá-lo pela eleição na Academia Catarinense de Letras e constatei que Vossa Excelência ficou 24 dias sem nenhuma presidência”, assinalou o presidente do TCE-SC, Júlio Garcia, na sessão de despedida do colega.

Salomão Ribas presidiu o TCE-SC nos biênios 1995- 1996, 1999-2000, 2001-2002, 2003-2004 e de 1º de fevereiro de 2013 a 13 de junho deste ano.

Presidiu também a Atricon no biênio 2010-2011 e o  Instituto Rui Barbosa (IRB), entre 2006 e 2009.

Leave a Reply