TCE-RJ inaugura nova sede com moderna biblioteca aberta ao público

O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) inaugura, nesta quarta-feira (2/7), mais um canal de integração com a sociedade: a Biblioteca Sergio Cavalieri Filho. Com rico e raro acervo sobre a evolução das contas públicas do Estado, recursos tecnológicos para pesquisa e comunicação, e adaptada para atender portadores de deficiências, a biblioteca, aberta ao público, está instalada no andar térreo do Edifício Rui Barbosa, que a partir desta data passa a abrigar a sede do TCE-RJ, integrando-se aos demais prédios da Corte de Contas na Praça da República.
A solenidade de inauguração do Edifício Rui Barbosa e da Biblioteca Sergio Cavalieri Filho – nome escolhido pelos conselheiros do TCE-RJ em homenagem ao procurador-geral do Tribunal –, será realizada às 11h, nas presenças do governador Luiz Fernando Pezão, dos presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo, e do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, entre outras autoridades.
Projetada para ser um espaço contemporâneo de convivência, pesquisa e informação, a biblioteca ocupa área de 700 metros quadrados no andar térreo. O espaço conta com salas de reunião para estudos em grupo; internet com sistema wi-fi, notebooks, terminal de autoatendimento – inclusive para deficientes –, mesas de estudo, armários para guarda de objetos dos usuários e salão multiuso com sofás e instalações para serviço de cafeteria.
Além de obras raras, como o exemplar da Lei Orçamentária do Estado da Guanabara de 1965, com 65 centímetros de largura por 45 de altura, o acervo da biblioteca demonstra, através de seus títulos, a importância da contribuição do Tribunal de Contas para a gestão pública de forma transparente. No espaço poderão ser consultados títulos de Direito, Administração, Contabilidade e Economia, teses de mestrado e doutorado, estudos sobre as contas públicas do Estado do Rio de Janeiro, CDs e DVDs com gravações de palestras e seminários, por exemplo. Usuários também terão acesso ao acervo digital especial e a outros acervos de bibliotecas conveniadas. Deficientes visuais e auditivos contam com softwares especiais para consultas e pesquisas.
A nova sede do TCE-RJ homenageia um dos mais brilhantes intelectuais do País, o jurista, jornalista, político e diplomata Rui Barbosa. Erguido na década de 1970, o prédio foi sede de uma faculdade. Reformado e adaptado para ser a sede de um tribunal moderno e eficiente, com critérios de acessibilidade e sustentabilidade, o edifício é interligado aos demais prédios da Corte de Contas na Praça da República, no Centro da Cidade.  Além da biblioteca, a nova sede abriga o plenário, gabinetes dos conselheiros, Presidência, Procuradoria-Geral, entre outros setores. As instalações da antiga sede serão totalmente ocupadas pelo corpo técnico da instituição.
SERVIÇO
Inauguração da Biblioteca Sergio Cavalieri Filho e do Edifício Rui Barbosa
Dia: 2 de julho de 2014 (quarta-feira)
Hora: 11h
Local: Praça da República nº 50, Centro – Rio de Janeiro.

Leave a Reply