Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Cidadão pode denunciar mau uso do dinheiro público ao TCE-PR

Denúncia_TCE-RSO Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) tem 733 servidores ativos (entre efetivos e comissionados). Destes, 353 – ou 48% do total – atuam diretamente na fiscalização do uso dado ao dinheiro público pelos gestores. O contingente de fiscais, contudo, tem potencial para ser bem maior. Qualquer cidadão paranaense pode denunciar ao órgão quaisquer malfeitos com o dinheiro do erário, sejam eles indícios de desvio, concursos suspeitos ou obras paradas. Para isso, tem à sua disposição a Ouvidoria e a Corregedoria do TCE.

A Ouvidoria recebe demandas de qualquer pessoa, sem a necessidade de identificação. Tratam-se de reclamações, críticas, sugestões, elogios e esclarecimentos. Por dia, a média é de 20 atendimentos, que chegam por e-mail, telefone ou carta. O item campeão de reclamações são as licitações; na sequência vêm indícios de nepotismo, concursos públicos, acúmulo de cargos e vantagens, diárias de vereadores e uso de insumos para automóveis de frotas oficiais – como pneus, combustível, óleo lubrificante e até estopa.

Os casos que chegam à Ouvidoria são encaminhados, internamente, para as demais unidades técnicas da Casa. A orientação dada aos reclamantes é que apresentem a maior quantidade de informações possível. Assim, a investigação sobre o eventual malfeito torna-se mais eficaz.

As atribuições da OC, contudo, vão além. Ela também faz a intermediação de conflitos entre as pessoas e os órgãos públicos. As reclamações que chegam geram um contato da Ouvidoria do TCE com o órgão alvo da demanda, solicitando o saneamento do problema. Na sequência, o autor da reclamação é questionado sobre o efetivo atendimento da sua insatisfação. “Isso tem dado um resultado rápido e eficaz”, festeja Mady Cristine Marchini, ouvidora de contas.

Para ser atendido pela Ouvidoria, o cidadão pode usar o site, o telefone 0800-6450645, ou os Correios. Neste caso, a correspondência deve ser enviada à Ouvidoria – TCE-PR, Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico – Curitiba – PR – CEP 80530-910. Outra opção é buscar o atendimento presencial, na própria Ouvidoria, localizada no edifício anexo do TCE.

Corregedoria

A Corregedoria-Geral atua nas esferas interna – investigando eventuais desvios que aconteçam na atuação das várias unidades técnicas do TCE – e externa. No âmbito externo, apura denúncias e representações. Ambas são processos formais, que, ao contrário das demandas apresentadas à OC, exigem identificação do denunciante e devem ser dirigidas ao presidente do Tribunal.

Cidadãos, partidos políticos, associação ou sindicato são as partes legítimas para denunciar irregularidades ou ilegalidades de atos e fatos da administração pública direta, indireta ou fundacional estadual ou municipal pela Corregedoria do TCE.

Somente no primeiro bimestre deste ano, 52 processos deram entrada na unidade: uma denúncia, nove representações, quarenta representações da Lei nº 8666 – a Lei de Licitações – e duas representações encaminhadas pela OC. “Todos os processos foram devidamente distribuídos”, comenta Ivano Rangel, assessor jurídico da Corregedoria.

Além do portal do TCE na internet e do sistema push, que envia ao e-mail do interessado informações atualizadas sobre o andamento dos processos dentro da Corte de Contas, os interessados no trâmite das denúncias e representações podem acompanhar as sessões de quinta-feira, do Pleno do Tribunal. Elas são transmitidas, ao vivo, pela internet e pela TV Assembleia, em canal aberto.

Fonte: TCE/PR

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.