O Tribunal de Contas de Santa Catarina vai medir o grau de satisfação dos cidadãos em relação ao atendimento prestado em sua sede, em Florianópolis. A partir desta terça-feira (1º/9), todos que buscarem algum tipo de serviço, nas áreas técnica e administrativa da Instituição, serão convidados a responder um questionário voltado a avaliar a qualidade do atendimento tanto na portaria, onde ocorre o cadastramento do usuário, como no setor visitado.
Além de identificar as percepções, necessidades e expectativas dos públicos do TCE/SC, a meta é utilizar os resultados da pesquisa para aprimorar a gestão e a qualidade do atendimento, considerando as sugestões dos usuários.
Para mensurar o nível de satisfação quanto ao atendimento na portaria, o questionário aborda a cortesia do atendente, a rapidez, as orientações recebidas para acessar ao serviço pretendido, além da conservação, limpeza e conforto das instalações. Quanto à unidade onde ocorreu a prestação do serviço, a pesquisa abre espaço para o cidadão opinar sobre a facilidade de acesso, o profissionalismo, a rapidez no atendimento e, ainda, indicar o grau de satisfação em relação à solução de sua demanda pelo Tribunal.
Quem participar da pesquisa poderá apresentar sugestões e críticas sobre o atendimento oferecido, e registrar informações para um futuro contato, caso queira receber retorno sobre o encaminhamento dado pelo TCE/SC para tais contribuições.
A ideia é abrir mais um canal de comunicação com os públicos do Tribunal, incluindo os usuários no processo de avaliação e melhoria dos procedimentos. A expectativa da equipe do Programa de Interação com a Sociedade, responsável pela elaboração da pesquisa de satisfação, é que o resultado revele a percepção sobre a qualidade do atendimento na portaria e nos setores visitados.
“Vamos reunir elementos para aperfeiçoar o desempenho do TCE/SC nas relações com seus públicos”, destaca o presidente, conselheiro Luiz Roberto Herbst, ao lembrar da importância do controle social das instituições públicas.
A pesquisa de satisfação ainda permitirá que a Corte de Contas catarinense, conheça melhor o perfil dos seus públicos e qual o relacionamento deles com a Instituição e saiba quais são os setores mais procurados e com qual frequência ocorrem os atendimentos na sede.
O primeiro mês de aplicação do questionário servirá como “pré-teste”, período em que será avaliada a sua adequação, a compreensão pelos diversos segmentos do público-alvo e a necessidade de eventuais adaptações.
A elaboração de instrumentos de avaliação é uma das atividades previstas no âmbito do Programa de Interação com a Sociedade. A iniciativa é voltada a aperfeiçoar e consolidar o conjunto de estratégias e ações que objetivam fortalecer e ampliar a integração da Instituição com seus públicos e a sociedade. O programa é uma das 14 iniciativas do Plano de Ações do TCE/SC de 2015, aprovado por meio da Portaria nº TC – 184/2015, publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 5 março.
A implantação da pesquisa de satisfação segue uma tendência mundial voltada a avaliar os serviços públicos. No âmbito da reforma de Estado, o cidadão-usuário e a sociedade passaram a assumir papel central no controle da gestão pública. De acordo com a equipe responsável, a iniciativa demonstra a preocupação de valorizar o caráter público dos serviços prestados pelo Tribunal bem como a eficiência e a eficácia das suas ações.