Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RJ orienta gestores a fazer contratações na área de Tecnologia da Informação

pcJá está disponível no Portal do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) a primeira nota técnica da Corte de Contas destinada a orientar a administração pública, os órgãos fiscalizados e a sociedade fluminense sobre o entendimento do TCE a respeito da legislação que rege as contratações de bens e serviços na área da Tecnologia da Informação (TI) no serviço público. Além de facilitar a instrução de processos e a fiscalização dos recursos empregados na área de TI de órgãos públicos, o documento servirá de base para a verificação do princípio da economicidade em análises processuais e em auditorias nesse setor.

Elaborada pela Coordenadoria de Auditorias Temáticas e Operacionais, da Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-RJ, a nota técnica nº 01 é uma resposta às diversas análises processuais e auditorias nos órgãos jurisdicionados que apontam a falta de planejamento como a principal causa de problemas de economicidade na contratação de bens e serviços de TI.

Com origem no núcleo de auditoria de TI do TCE-RJ, o documento permaneceu em debate interno por quase um ano e recebeu contribuições de diversos setores do Tribunal nesse período. Com base nele, o TCE está desenvolvendo ações de treinamento para os gestores de órgãos jurisdicionados do estado e dos 91 municípios (exceto Rio de Janeiro, que tem seu próprio Tribunal, o TCMRJ). A versão final da nota pode ser conferida na página do Núcleo de Auditoria de TI (http://www.tce.rj.gov.br/auditoria-de-ti/nota-tecnica-de-economicidade).

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.