Em agosto de 2024, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), através do seu Serviço Regional de Auditoria de Santo Ângelo (SRSA), motivado pelas mentorias do projeto Educa+, realizou auditoria in loco na Secretaria Municipal de Educação do município de Chiapetta. Durante a auditoria, que buscou avaliar a gestão da secretaria, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lorette Fanck foi visitada.
Na oportunidade, o gestor foi comunicado sobre competências do diretor escolar na dimensão administrativo-financeira e a responsabilidade de zelar pelo patrimônio da escola. Além disso, o SRSA sinalizou pontos de melhoria que foram aceitos pela gestão e pela secretária municipal de educação.
Atendendo ao comunicado, foram realizados serviços de manutenção no prédio da escola, como o conserto de rachaduras, da sala de informática, da biblioteca. Além disso, também foi organizado um espaço de estudo e de convivência, visando um ambiente mais acolhedor e atrativo para a recreação e aprendizagem dos alunos. O parquinho da escola também passou por uma revitalização completa em outubro de 2024, a qual envolveu pintura dos brinquedos, conserto e manutenção de estruturas danificadas, limpeza e adequação do espaço.
A manutenção no prédio da EMEF Lorette Fanck foi realizada durante o recesso escolar, com conserto de parte das rachaduras, seguindo laudo de engenharia.
No início do ano, a equipe de engenharia e de arquitetura do município elaborou um projeto para a revitalização do espaço de recreação da escola.
A Secretaria Municipal de Educação ainda compartilhou que novas intervenções estão previstas para as férias escolares de julho deste ano.
As melhorias refletem a missão do Tribunal de Contas de ser uma instituição cada vez mais eficiente e comprometida com a sociedade gaúcha.
Fonte: TCE-RS