A jornalista e professora Adísia Sá fez palestra no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tendo como tema “Cidadania: direito de todos”. Na abordagem a expositora deu ênfase ao papel do cidadão e o direito de cada um no processo de desenvolvimento social, explicando os aspectos relacionados com o interesse coletivo e o individual.
Na ocasião, Adísia disse: “Não há dois sem um. Cidadania é de cada um. Falamos de povo brasileiro e esquecemos de cada brasileiro”. A jornalista falou também que “a ética é o agir e o fazer do ser humano, tendo o pensamento no outro. Não existe autonomia absoluta. Nenhum homem é uma ilha, nós somos arquipélagos. O verdadeiro sentido da ética não é pensar em si”.
O evento contou com a presença de conselheiros, servidores e terceirizados. O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, ressaltou que, no processo de fortalecimento da cidadania, é de fundamental importância a busca de um relacionamento com a sociedade.
Houve também a entrega de certificados para 48 pessoas participantes do “Projeto Agentes da Cidadania e Controle Social”, promovido pelo TCM, por meio da Escola de Contas e Gestão (Ecoge), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria Especial de Participação Popular e Conselhos. Shirley Vasconcelos representou a 1° turma do projeto e falou da importância da capacitação no sentido de conhecimento e orientação pública para a comunidade.