Assembleia Geral do IRB deve reunir presidentes dos Tribunais de Contas de todo país

Será realizada em Fortaleza a Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa (IRB) com os presidentes dos Tribunais de Contas de todo o País. O encontro faz parte da comemorações dos 40 anos do IRB, que tem programação marcada para os dias 5 e 6 de setembro, no Seara Praia Hotel (Avenida Beira Mar, 3080).

O evento está sendo organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) juntamente com o Instituto Rui Barbosa. Devem participar conselheiros, auditores e procuradores de contas de todo o País, além de servidores da área de controle externo.

Durante a Assembleia Geral, no dia 5 de setembro, às 9h30, serão apreciados o novo Estatuto do IRB, o novo Estatuto Eleitoral e a Prestação de Contas do Exercício de 2012. Às 15 horas, será lançada a Plataforma de Educação a Distância do IRB.

No dia 6 de setembro, às 9 horas, está previsto o Curso de Aprimoramento para Conselheiros dos Tribunais de Contas. O tema será “Contas de Governo e Contas de Gestão”, a ser ministrado pela procuradora do município do Rio de Janeiro, Vanice Lírio do Valle.

Saiba mais sobre o IRB

O Instituto Rui Barbosa (IRB) tem como meta principal aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país. É uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Formado por representantes dos Tribunais de Contas, o IRB é presidido, atualmente, pelo conselheiro Severiano Costandrade, também presidente do TCE-TO.

Cabe ao Instituto investigar a organização, métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil. O Instituto Rui Barbosa apoia e promove iniciativas que procuram favorecer novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas.

Estimula a publicação de trabalhos, monografias, revistas e impressos relacionados aos seus objetivos. Também reconhece e premia as boas práticas. Por meio de concursos sobre assuntos de interesse dos Tribunais de Contas, oferece prêmios de incentivo como estágios, treinamento ou frequência em cursos no país ou exterior.

Como forma de incentivo também divulga os trabalhos apresentados nos seminários, simpósios, encontros e reuniões que realiza ou participa. Ainda é papel do IRB manter intercâmbio com especialistas nas áreas de interesse das Cortes de Contas e celebrar convênios com instituições nacionais e estrangeiras, inclusive as universitárias.

Leave a Reply