Atricon cria grupo para estudar medidas visando rede de informações estratégicas

O Conselho Deliberativo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), reunido em Brasília nos dias 21 e 22 de março, aprovou a criação de Grupo de Trabalho para estudar e propor as providências para a criação da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo.

Entre os principais objetivos da rede estão o intercâmbio de dados e conhecimentos estratégicos que potencializem as ações de controle externo, uso de informações estratégicas que assegurem eficiência ao controle externo, fomento à institucionalização de unidades de inteligência nos Tribunais de Contas e a capacitação de profissionais de TCs na atividade de inteligência.

O assunto foi apresentado na reunião pelo vice-presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), que citou a experiência da Corte pernambucana. Valdecir Pascoal, além de representar o TCE-PE no grupo, irá conduzir a articulação para o andamento dos trabalhos pela Atricon.

Integraram, ainda, esse Grupo de Trabalho o ministro Benjamim Zymler e os conselheiros Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES), Cézar Miola (TCE-RS), Sebastião Helvécio (TCE-MG), Edilson de Souza Silva (TCE-RO), Artagão de Mattos (TCE-PR) Dirceu Rodolfo de Melo Júnior (TCE-PE) e o conselheiro substituto Alexande Manir Figueiredo Sarkues (TCE-SP). Pelo IRB, foi indicado o conselheiro Otávio Lessa. Pela Atricon, também foram indicados os auditores de controle externo Carlos Takao (TCU) e Alan Pimenta (TCE-MT).

AGENDA – O grupo de trabalho deverá se reunir para definir estratégias de ação nos dias 11 e 12 de abril. Durante a reunião do Conselho Deliberativo da Atricon também foi aprovada a data de realização de capacitação dos servidores a serem indicados pelos próprios Tribunais de Contas do Brasil: dias 1, 2, 3, 4 e 5 de junho. A apresentação dos avanços alcançados será feita entre os dias 11 e 14 de novembro, durante o XXVII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, em Vitória (ES).

Leave a Reply