Ministro elogia atuação dos Tribunais de Contas pela melhoria da governança do país

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, elogiou o esforço dos conselheiros dos Tribunais de Contas na busca de melhoraria da governança no nosso país. A manifestação foi feita ao participar da abertura do segundo dia (22/03) de debates do encontro do Conselho Deliberativo da Atricon. A reunião, que conta com a participação de aproximadamente 80 conselheiros do Brasil, está sendo realizada na sede do TCU, em Brasília (DF).

“O Brasil, como um todo, não possui uma boa governança, exemplo disso são os atrasos dos voos nos aeroportos. Faltam planejamento e projetos executivos e de base. Ficamos reféns da ineficiência”, disse Augusto Nardes.

Ainda de acordo com o presidente do TCU, aos agentes, falta a compreensão de que ocupam cargos temporários e, suas decisões, não devem ser baseadas em opiniões pessoais ou políticas. “O foco principal de todo esse trabalho deve ser a população brasileira”, reiterou.

Nardes encerrou sua fala manifestando satisfação em receber os conselheiros e colocando o TCU à disposição dos Tribunais de Contas. “A parceria que firmamos para a realização das Auditorias Coordenadas em Meio Ambiente e Educação talvez seja o primeiro passo para uma transformação no Brasil, rumo a excelência”.

Ao reafirmar o pioneirismo da iniciativa do ministro em aproximar o TCU e TCs, o presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, afirmou que esses avanços conquistados pelo sistema de controle externo brasileiro são irreversíveis. “Trata-se de um longo caminho a ser percorrido, mas com toda a certeza é um caminho sem volta”, disse Antonio Joaquim.

PARCERIA – Todos os presidentes de Tribunais de Contas assinaram, nesta quinta-feira (21), Termo de Cooperação com o TCU para a realização de auditorias coordenadas em Meio Ambiente e Educação. Para tanto, os Estados brasileiros foram divididos em quatro grandes regiões.

A primeira delas, que reúne os TCs dos Estados do Sul e Centro-Oeste, já irá se reunir nos dias 21 e 22 de maio, em Porto Alegre (RS). Os próximos encontros reunirão os TCs da região Norte, Nordeste e Sudoeste. A ideia é promover quatro encontros regionais por ano, com o objetivo de integrar o sistema de controle externo, com a participação da Atricon do e IRB.

Leave a Reply